sexta-feira, 12 de agosto de 2011

É sujo, é urbano, é arte: ...ésujurbano!

Ontem fui ao vernissage da exposição "...ésujurbano" (sim, a grafia está correta!), do artista plástico Mário Santiago, que estará até 26 de agosto na Galeria Ímpar, em São Paulo. Publicitário com uma trajetória de sucesso em grandes agências, Mário começou a aventurar-se nas artes plásticas na década de 80, tendo realizado exposições no Brasil e também em Portugal. Com curadoria de Fernando Brandão, "...ésujurbano" reúne 15 obras que utilizam acrílica, nanquim e lápis sobre papel e tela, em duas séries distintas: uma que utiliza apenas preto e branco e outra com cores intensas.


Embora o propósito e a técnica utilizada pelo artista sejam totalmente diversos, o acúmulo de elementos visuais, nas telas coloridas, nos remete de alguma forma ao expressionismo abstrato de Jackson Pollock. Não há como não lembrarmos, também, das camadas de pichações que se sobrepõem umas às outras em tantas paredes com as quais deparamos na metrópole. A diferença, aqui, é que esses elementos urbanos entrópicos são reunidos com arte, o que resulta em composições de grande bom gosto e plasticidade.

                                          Fotos: catálogo da exposição 

A proposta da exposição é “retratar o acúmulo de informações visuais que parece querer preencher todos os espaços das grandes cidades, agredindo a visão".  Acúmulo que se revela nas imagens publicitárias, na pluralidade arquitetônica, nos milhões de veículos e pessoas que circulam pelas ruas todos os dias, isto é, na profusão de signos que “poluem” nosso campo visual, obliterando nossa capacidade de enxergar e pasteurizando tudo numa grande massa urbana. Neste caso, Mário Santiago conseguiu ordenar esse caos à sua maneira, mostrando-nos que a desordem também pode se transubstanciar em beleza. Afinal, os elementos já estão todos aí, em cada esquina, em cada beco e cada viaduto, reconhecíveis ao olhar sensível do artista, prontos para ser capturados! Confira a exposição "...ésujurbano" e capture esse olhar você também.

A Galeria Ímpar está na rua Mourato Coelho, 1.017 – Vila Madalena – S. Paulo.

A visitação, gratuita, pode ser feita até 26/8, de segunda a sexta-feira, das 10h às

19h. Mais informações: (11) 2645-4480.

2 comentários:

  1. Alteza, vou dizer que curto o Pollock. Tenho até um DVD sobre a vida deste incompreendido. E o Mário Santiago ésujurbano dusbão. Boa dica.

    ResponderExcluir
  2. Oi, mafa! Há muito tempo, talvez uns 15 anos, assisti no cinema a um filme sobre o Pollock. Será que é o mesmo que vc tem aí??? Não tive como não me lembrar dele na exposição do Mário, que aliás estava muito boa. Quando ele fizer a próxima, te convido! Smacketes!!!!

    ResponderExcluir