sábado, 10 de março de 2012

'Madrepérola', um porto seguro para os sabores do mar.

O restaurateur Walter Mancini transformou a rua Avanhandava numa festa. Primeiro, veio a cantina Famiglia Mancini, ícone da gastronomia paulistana inaugurada há mais de três décadas que saiu até no 'The New York Times'. Depois, vieram outros empreendimentos: uma pizzaria, bares, mais um restaurante. O fato é que, para nossa alegria, Walter Mancini não dá ponto sem nó. E com o Madrepérola, bar e restaurante inaugurado há menos de um ano, pode-se dizer que Mancini marcou pontos com vários nós - no caso, 'nós' de marinheiro!

A casa com seu décor interessante - Foto: Simone Catto

O garçom Couto fez questão de dar sua contribuição ao lado do bar - Foto: Simone Catto

Especializada em peixes e frutos do mar, a casa 'de cara' já diz a que veio: todas as paredes e cantinhos possíveis e imagináveis ostentam coloridos elementos decorativos náuticos, numa profusão de miniaturas de barcos, peixes de madeira, quadros e objetos curiosos, incluindo um grande painel com os tais nós de marinheiro que mencionei anteriormente.

Note o painel com os nós de marinheiro! Foto: Simone Catto

Os elementos náuticos contribuem para o charme do lugar - Foto: Simone Catto

Em uma vitrine, vemos estrelas do mar, búzios e conchas de vários tamanhos e formatos.

Na vitrine só faltou a sereia! - Foto: Simone Catto

A riqueza de detalhes deixou o décor bem interessante. As janelas, bem amplas, separam o ambiente interno, com 35 lugares, da parte externa, com 40. Tudo muito arejado: quem está fora enxerga dentro e vice-versa.

As janelas amplas deixam a brisa entrar - Foto: Simone Catto

Estive no 'Madrepérola' após assistir ao musical 'Nara', no teatro do Hotel Jaraguá, a poucos metros dali -  foi uma 'dobradinha' perfeita! Para 'variar', a noite estava bem gostosa e sentei-me numa das mesas da calçada.

Esta foto foi tirada da minha mesa, na calçada - Foto: Simone Catto

A área externa, perfeita para o verão - Foto: Simone Catto

Como nem eu e nem a amiga que me acompanhava estavávamos com muita fome, pedimos uma porção de iscas de tambaqui, que chegaram crocantes e deliciosas.

As iscas de tambaqui, super bem-feitas - Foto: Simone Catto

A carta de bebidas é bem extensa e variada. Optei pelo 'Trancoso', um saboroso drink à base de cachaça, limão, lima da pérsia e tangerina. A bebida também veio no ponto certo, nem muito forte e nem fraca, com o 'mix' correto entre suco de frutas e cachaça. Minha amiga preferiu uma sangria, servida em taça individual.

Os nossos drinks, tão bonitos quanto gostosos - Foto: Simone Catto

Sem dúvida, pretendo retornar ao Madrepérola para experimentar algum dos pratos do cardápio, como o 'Risoto Madrepérola' que, se não me engano, leva lulas, camarões, polvos e mariscos. Ou então o 'Espaguete à Madreperola', feito com molho de tomate fresco e frutos do mar graúdos, camarão, vôngole, marisco, polvo e lula. Naturalmente, no local não faltam as ostras (para quem gosta), lulas à doré, camarões empanados (nham!) e até um PF de bacalhau, servido todos os dias.

O cafezinho, cremoso e bem tirado, acompanha petit fours - Foto: Simone Catto 

Portanto, se você quiser saborear peixes e frutos do mar fresquinhos, vale a pena aportar por ali! Além de contar com a lendária qualidade das casas de Walter Mancini, você ainda desfruta a vista de um local que, em minha opinião, está entre os mais charmosos de Sampa. O endereço do 'Madrepérola' é rua Avanhandava, 22. Tel.: 3258-4243.

Um comentário: