domingo, 11 de março de 2012

'Pecorino', cadê os espumantes oferecidos na carta de vinhos?

Eu já havia ouvido falar do 'Pecorino Bar e Trattoria', restaurante italiano localizado na Al. Joaquim Eugênio de Lima, nos Jardins. Semana passada tive a oportunidade de conferir a casa eu mesma, ao lado de um grupo de amigos. 

O primeiro impacto é o melhor possível: uma agradável área externa, intimista, com iluminação à meia-luz e vista para a tranquila rua Caconde. 

A área externa: primeira impressão boa - Foto: Simone Catto

A localização também é agradável - Foto: Simone Catto

Ao cruzarmos a porta, o ar condicionado "gritava" (não entendo por que alguns estabelecimentos insistem em manter o ar condicionado tão frio quando ainda estão vazios!). Ainda não havia clientes no primeiro salão.

Aqui era o 'Polo Norte' - Foto: Simone Catto

Ao fundo, havia um outro ambiente, menor e mais charmoso, à meia-luz.

O pequeno salão dos fundos - Foto: Simone Catto

Como a área externa era bem mais acolhedora, preferimos ficar por ali.
 
Nossa mesa era aquela abaixo da lousa - Foto: Simone Catto

Sentamos, pedimos a carta de vinhos e escolhemos um prosecco, ideal para a noite quente. O garçom disse que não tinha. Então pedimos outra marca de Prosecco. Também não tinha. Encurtando a história: das cerca de OITO marcas de espumantes e proseccos anunciadas na carta, a casa só tinha DUAS! Cadê as outras seis?  

Detalhe: um dos dois itens disponíveis era o mais caro, um champanhe. E o outro também estava entre os espumantes mais caros do cardápio. Curioso, não? Quando expressei meu espanto, o garçom respondeu: "Ah, deveriam ter entregado essas bebidas hoje e não entregaram." Sei. No mesmo dia iriam entregar todas as bebidas ao mesmo tempo? Muuuito estranho.

Tradução: "Melhor um dia de leão do que cem de cabra"
Devo dizer que a falta dos espumantes na carta nos deixou
é de "bode", isso sim!... - Foto: Simone Catto
Até compreendemos se, eventualmente, um ou outro espumante esteja em falta nas importadoras. Mas faltarem cerca de 75% dos itens oferecidos é um "pouco" demais, né? De que adianta a casa confeccionar uma carta de vinhos tão extensa se não dispõe das bebidas para oferecer? Fica aqui, portanto, um "puxão de orelha" no Pecorino e em todos os restaurantes e bares que oferecem aquilo que não têm.

Vamos, agora, aos pratos. Pedi um 'Trofie al Pesto', com molho à base de manjericão, alho, queijo pecorino e azeite. Estava excelente. Meus amigos também ficaram satisfeitos com suas escolhas – confira abaixo.

O meu prato, 'Trofie al Pesto' - Foto: Simone Catto

'Trofie ao Salmone' - Foto: Simone Catto

Medaglione con Penne Al Gorgonzola - Foto: Simone Catto

'Filetto alla Milanese' (acompanha risoto de limão siciliano) - Foto: Simone Catto

Apesar de ter apreciado a refeição, confesso que saí de lá com a sensação de ter sido ludibriada na carta de vinhos. Por isso, deixo um recado a todos os restaurantes: confeccionem cartas honestas, OK? Além de economizarem papel e prestarem um favor ao meio ambiente, vocês também farão um favor a seus próprios "ambientes", conquistando mais clientes. É isso.

Pecorino Bar e Trattoria: Al. Joaquim Eugênio de Lima, 1706 – Jardins – Tel.: 2339-2887. www.pecorino.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário