terça-feira, 3 de abril de 2012

'Shame'. Um filme sombrio sobre sexo sombrio praticado por gente sombria.

O próprio nome, 'Shame', já prenuncia o estado de espírito que assombra o protagonista durante todo o filme dirigido por Steve McQueen. A palavra, em inglês, significa 'vergonha'. E Brandon, o protagonista, é um executivo bem-sucedido de Nova York, nascido na Irlanda, que possui um único vício: sexo, muito sexo.

Michael Fassbinder interpreta 'Brandon', o executivo viciado em sexo

Interpretado por Michael Fassbender, Brandon é do tipo que nem no horário de trabalho consegue frear seu impulso de acessar sites pornográficos na Internet e, vira e mexe, corre para os banheiros da empresa para dar vazão à sua libido incontrolável. Consumidor voraz de vídeos e revistas pornôs, cliente assíduo de prostitutas e strippers com webcams, o atormentado personagem sabe que seu vício está escapando ao controle, mas, como todo e qualquer adicto, não consegue deter sua compulsão.


Um dia, sua irmã mais nova, Sissy (interpretada por Carey Mulligan), chega de surpresa e hospeda-se em seu apartamento após uma decepção amorosa. Sissy é jovem, trabalha como cantora, tem personalidade extremamente frágil e uma transbordante carência afetiva. Desde que entra em cena, fica patente que sua autoestima está no rés do chão e que seu equilíbrio emocional é próximo de zero. A confusão da vida da moça tem paralelo no caos que deixa pelo apartamento do irmão, enfurecido ao retornar do trabalho e encontrar, invariavelmente, roupas, drogas e pratos de comida espalhados pelo chão. Sissy intui que há algo de muito errado com os hábitos sexuais de Brandon, mas, como não tem maturidade e nem forças sequer para gerir a própria vida, não tem como ajudar o irmão.

A bela Carey Mullingan interpreta 'Sissi', a irmã cantora e desajustada  do protagonista.

Brandon, por sua vez, não consegue se envolver emocionalmente com ninguém. Quando, num determinado momento, começa a sair com uma colega da empresa onde trabalha e dá mostras de estar se envolvendo, algo acontece: no momento em que teriam a primeira relação sexual, Brandon simplesmente "trava" na hora “H” e não consegue ir adiante. Em suma: só consegue ter prazer sexual se não houver envolvimento emocional, o que se torna fonte de permanente sofrimento. E assim o personagem prossegue com sua triste e viciosa sina, saindo à caça de sexo com desconhecidos, sem escolher hora nem lugar. 

Brandon e a colega Marianne (interpretada por Nicole Beharie), com quem é incapaz de se envolver emocionalmente.

A atmosfera, a fotografia e a direção de arte do filme são lúgubres e sombrias, compatíveis com o estado de espírito de seus personagens. Durante todo o tempo, portanto, lidamos com dois embates: o de Brandon com seu vício e o de Brandon com sua irmã. Temos a permanente contraposição dessas duas criaturas doentes e infelizes, Brandon e Sissy, irmãos oriundos de algum lugar da Irlanda que não sabemos qual é, mas que sabemos se tratar de "um lugar muito ruim".

'Brandon' e sua irmã 'Sissy'

Por fim, o filme não nos apresenta nenhum desenlace, nenhuma conclusão, a não ser a da derrota e do mais absoluto desalento de seus tristes personagens.

Meu conselho: se você estiver deprimido(a), não assista a 'Shame' sob risco de sair pior do que entrou! Mesmo porque, apesar das soberbas interpretações de Michael Fassbinder e Carey Mulligan, que estão magníficos no papel do atormentado casal de irmãos, senti que falta algo no ritmo e no enredo do filme. De qualquer forma, nada melhor do que conferir pessoalmente e tecer sua própria opinião.

'Shame' está em cartaz no Espaço Itaú de Cinema - Frei Caneca 9 e no Espaço Unibanco Augusta 4, entre outras poucas salas. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário