sexta-feira, 6 de julho de 2012

Canto Madalena. Ótimas cachaças e quitutes regionais com jeito de casa da vovó.

O Canto Madalena é um daqueles bares onde eu realmente me sinto em casa. Ele fica meio escondidinho, ao final de uma rua da Vila Madalena, e essa localização também contribui para o seu charme.

Foto: Simone Catto

Estive lá várias vezes, inclusive na semana passada, e sempre tive a melhor das impressões. A generosidade do cardápio, aliada ao ambiente informal, ao atendimento hospitaleiro e à decoração over, colorida e descolada que mistura móveis de casa de vó, eletrodomésticos vintage e artesanato brasileiro me conquistaram desde a primeira vez que pus os pés ali. E olhe que faz tempo!

Foto: Simone Catto

Foto: Simone Catto

Um casal sentou-se nessa mesinha logo depois que chegamos. Notei que ambos
pediram um caldo de feijão que parecia muito bom! - Foto: Simone Catto

A casa é bem ampla e tem vários ambientes. Repare na geladeira amarela das fotos abaixo, sabe-se lá de que década! Será 60? 70? Não sei. Só sei que, não faz muito tempo, todo mundo se livrava dessas coisas antigas, e agora olhe aí... voltaram com tudo, dão um charme extra à decoração e, se bobear, devem até custar caro! 

Foto: Simone Catto

E o que dizer da toalha de crochê com jeito de nonna? Tudo de bom!

Foto: Simone Catto

Essa luminária feita de bonequinhas artesanais está em vários ambientes. Uma graça!
Foto: Simone Catto

No salão dos fundos, outra geladeira, agora vermelha, lembrou uma que minha mãe tinha em casa quando eu era criança. Repare no móvel antigo, um charme! E nas mesas, mais crochê contribui para a sensação de aconchego.

E aí? Parece ou não parece casa de vó??? - Foto: Simone Catto

Outro ângulo do aconchegante salão dos fundos - Foto: Simone Catto

Além dos quitutes regionais nordestinos, como a porção de acarajé e o arrumadinho (carne-seca desfiada com feijão-de-corda, vinagrete, couve e arroz), o bar serve feijoada na cumbuca aos sábados. Sem mencionar as dezenas de petiscos, pratos e os mais de duzentos rótulos de cachaça que ficam expostos nas prateleiras. Tudo a preços justos, diga-se de passagem.

A prateleira de cachaças no meio do salão deixa o décor ainda mais interessante!
Foto: Simone Catto

Nessa última vez em que estive lá, pedi, logo de cara, uma caipirinha de Cristalina – cachaça que eu não conhecia e que o garçom sugeriu quando lhe indaguei sobre as cachaças de menor teor alcoólico. Adorei!

A caipirinha de Cristalina estava ótima! (R$ 16,50) - Foto: Simone Catto 

Para acompanhar, fomos de petiscos. Começamos com a porção "Eu + Tu", com oito pasteizinhos especiais de dois sabores: metade de palmito com alho-poró e metade de queijo coalho com cebola roxa. Difícil dizer qual o mais gostoso... o "Eu" ou o "Tu"!!! ("Eles", com certeza, é que não eram! rsrs...)

A excelente porção de pastéis "Eu + Tu" (R$ 19,50 - 8 unidades) - Foto: Simone Catto

Na sequência, a gostosura continuou com a porção de bolinhos de arroz, que também estava muito boa.

Os bolinhos de arroz: tentadores, não? (R$ 19,20 - 10 unidades) - Foto: Simone Catto

Saleiro e paliteiro feitos com latas de cerveja e refrigerante: criativos e econômicos! - Foto: Simone Catto

O fato é que o Canto Madalena parece nunca decepcionar a clientela e, por isso mesmo, atrai pessoas de diferentes perfis - mas gente cool e interessante. Nada de "periguetes" e aquele estereótipo de baladeiro da Vila Olímpia – felizmente, esses tipos passam bem longe dali! Próxima à minha mesa, por exemplo, havia outra com meia dúzia de francesas elegantes e descoladas (adivinhe se estavam tomando caipirinhas?? Rsrs...) Ao lado, havia um casal jovem. E numa outra mesa, ainda, dois senhores com pinta de intelectuais, um deles usando uma elegante boina, tomavam cerveja e conversavam animadamente. A minha cara.

É por tudo isso que eu adoro o Canto Madalena e nunca me canso de lá. Quer ir também? Anote o endereço: Rua Medeiros de Albuquerque, 471 – Vila Madalena. Tel.: 3813-6814 - acho que a casa não tem site, pois procurei no Google e não achei. Abre de terça a sexta-feira das 18h à 1h, aos sábados e feriados das 12h à 1h e domingos das 12h às 18h.

Nenhum comentário:

Postar um comentário