segunda-feira, 9 de julho de 2012

'Para Roma com Amor', de Woody Allen. Humor inteligente e ironia fina num belo cenário.

Woody Allen nunca decepciona. Na maioria das vezes faz filmes brilhantes, outras vezes menos, mas sempre sai coisa boa. É o caso da comédia Para Roma com Amor, atualmente em cartaz em São Paulo. Apesar dos clichês, é um filme que diverte e tem uma bela fotografia. Para início de conversa, logo de cara somos capturados pelo humor inteligente dos diálogos e pela ironia fina típicos do diretor que aqui também nos brinda com sua atuação no papel de Jerry, um produtor cultural ranzinza inconformado com a aposentadoria.                                                                                                                  
                                                                      
O filme narra quatro histórias paralelas. Em uma delas, Jerry e a esposa psiquiatra (Judy Davis) viajam a Roma para conhecer Michelangelo (Flavio Parenti), o noivo italiano da filha. As cenas com as duas famílias, a italiana e a americana, são marcadas pelas tiradas ácidas e divertidas de Jerry. Ocorre que este ouve Giancarlo (Fabio Armiliato), pai de Michelangelo, cantando no chuveiro e fica maravilhado com sua linda voz de tenor. A partir daí, torna-se obcecado com a ideia de transformar o homem, que é agente funerário, num cantor. O grande problema é que Giancarlo só canta bem no chuveiro, o que leva Jerry a propor uma solução tão estapafúrdia quanto divertida - embora previsível.

Numa das cenas iniciais do filme, os pais da noiva conhecem o pai do noivo, o agente funerário que solta 
o gogó no chuveiro.

O homem tem um vozeirão que só funciona debaixo d'água... rs.

Em outra história, temos Leopoldo Pisanello (Roberto Benigni, ótimo!), um pequeno burguês, homem comum que, de uma hora para outra e sem saber por que, vira celebridade e passa a ser perseguido por uma legião de repórteres e paparazzi. Ao ser abordado, o perplexo homenzinho ouve perguntas do tipo 'O que o senhor comeu no café da manhã?', 'Que tipo de cueca usa?' etc. É como se Woody Allen ironizasse, nessa situação absolutamente nonsense, a falta de sentido na forma como determinadas pessoas têm tanto interesse em bisbilhotar a vida alheia, por mais medíocre que esta seja. Estão aí os reality shows e o Facebook para comprovar! Além disso, vejo aí uma crítica sutil (ou talvez nem tão sutil assim...) à indústria das celebridades instantâneas e pré-fabricadas – gente alçada à fama pela mídia sem ter feito absolutamente nada de relevante e que, naturalmente, desce tão rápido quanto subiu.

Benigni, hilário como o homenzinho que fica famoso de uma hora para outra sem razão alguma e foge como louco dos paparazzi.

A terceira trama mostra um casal recém-casado do interior da Itália (Alessandro Tiberi e Alessandra Mastronardi) que está em Roma para prospectar uma nova oportunidade de trabalho para o marido. Até que a esposa sai do hotel para ir ao cabelereiro, perde-se nas ruas da cidade e uma prostituta, interpretada por Penelope Cruz, entra por engano na suíte do casal. Está armada a confusão.

Penelope Cruz está lindíssima como a prostituta de luxo que, sem querer, bagunça a vida do rapaz.

E por fim, a quarta história retrata um jovem arquiteto (Jesse Eisenberg) que mora com a namorada (Greta Gerwig) em Roma e encontra, próximo à sua casa, um famoso arquiteto americano (Alec Baldwin) que, em visita à Itália com sua esposa e um casal, resolveu se separar do grupo por desejar fazer um passeio diferente. Em determinado momento, a fantasia mistura-se com a realidade e Baldwin parece invisível, atuando como uma espécie de "anjo da guarda" e conselheiro amoroso do rapaz. Achei essa história um tanto insossa, mas ela não chega a prejudicar o filme, que merece ser visto por todo mundo que aprecia humor inteligente e ironia sutil. 

Baldwin, na pele do arquiteto que prevê confusão...

PARA ROMA COM AMOR (EUA/Itália/Espanha/2012 - 102’) está em cartaz no Cine Livraria Cultura, Reserva Cultural, Espaço Itaú de Cinema – Frei Caneca, Eldorado Cinemark, Playarte Bristol e muitas outras salas de Sampa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário