domingo, 18 de novembro de 2012

'A Arte de Amar'. Um filme sobre as voltas que o 'je t'aime' dá.

Sabe aqueles filmes que fazem você sair do cinema mais leve? A Arte de Amar é um deles. Trata-se de uma comédia romântica bem ao estilo francês, isto é, sutil, com humor de bom gosto, que narra cinco historinhas de amor e sexo vividas por pessoas que se cruzam em Paris. Numa delas temos Achille, um simpaticão de meia-idade interpretado por François Cluzet (o protagonista do ótimo 'Os Intocáveis'), que flerta com a nova vizinha de apartamento (Frédérique Bel), uma mulher tão sensual quanto complicada que, na hora 'H', enche a cabeça de caraminholas e dá mil voltas para consumar algo com o pobre homem, que dá um banho nos monges budistas no quesito 'paciência'.

Frédérique Bel e François Cluzet

Em outro episódio, a cinquentona Emmanuelle (Ariane Ascaride) ama o marido, porém decide deixá-lo porque sente atração por inúmeros outros homens e não quer traí-lo. Quando o apaixonado - e torturado - marido lhe dá carta branca para que ela dê vazão a suas fantasias, o desejo da mulher pelos outros homens simplesmente desaparece e o casal vive feliz para sempre. Parece um ditado que já ouvi várias vezes e que diz que devemos deixar livre a quem amamos. Se o ser amado permanecer ao nosso lado, é porque também nos ama. E se ele se for, é porque já não nos amava antes. Simples assim!

Outra história mostra Vanessa (Élodie Navarre), uma jovem que vive com o belo e doce William (Gaspard Ulliel), seu namorado desde a infância, mas admite para ele que deseja dormir com o colega de trabalho Louis, interpretado pelo próprio diretor e roteirista do filme, Emmanuel Mouret. Quando William mente afirmando que também dormiria com uma estagiária no mesmo dia e horário em que ela supostamente teria um encontro com o colega, nenhum dos dois faz nada. Ficam ambos sozinhos e amargurados, cada um em um canto do mesmo bar, porém sem se cruzarem, um ruminando a consentida 'traição' do outro. Em minha opinião, a mulher merecia um duplo 'atestado de burrice'. Primeiro, por cogitar dormir com outro tendo um companheiro tão fiel e atraente a seu lado. E segundo, por dizer isso a ele. Enfim... minha experiência diz que, quando os franceses resolvem complicar o que quer que seja, são absolutamente imbatíveis.

William (Gaspard Ulliel) e Vanessa (Élodie Navarre): dá raiva dela!

Temos também Zoé (Pascale Arbillot), que resolve dar uma força à amiga Isabelle (Julie Depardieu, filha do astro Gérard), que passa por um período de entressafra sexual. Num ato de extrema 'caridade', Zoé lhe propõe 'emprestar' o próprio marido (!!) para que este dê uma amenizada na situação da moça. Haja desprendimento. Depois, é Isabelle que acaba ajudando outra amiga, Amélie (Judith Godrèche), a testar a fidelidade de um admirador, Boris (Laurent Stocker), e acaba envolvida num divertido imbroglio. Ninguém precisa ter mais do que meia dúzia de neurônios para prever que Isabelle acaba caindo nas graças de Boris e é ela quem se dá bem nessa história.

Julie Depardieu e Judith Godrèche

Julie Depardieu e Laurent Stocker

Se você aprecia a estética francesa e quiser assistir a algo leve para se divertir sem grandes pretensões, certamente não vai se decepcionar com esse filme. Atualmente, A Arte de Amar está em cartaz em apenas dois cinemas, ambos do circuito ‘Itaú’ e ambos localizados em shoppings: Frei Caneca e Bourbon. Assista e comente, aqui, o que achou!

Nenhum comentário:

Postar um comentário