sexta-feira, 16 de novembro de 2012

'Tim Maia - Vale Tudo'. O tributo a um talento que poderia ter valido muito mais.

Outro dia fui assistir ao musical 'Tim Maia – Vale Tudo' e juro que me surpreendi. Já havia ouvido falar que era bom, mas não imaginei que fosse tanto. A temporada atual, no Teatro Sergio Cardoso, é protagonizada por Danilo de Moura, em substituição a Tiago Abravanel, que está participando das gravações da novela das nove da Rede Globo. Não assisti a nenhum espetáculo com Tiago, mas, se me dissessem que Danilo de Moura tivesse protagonizado o musical desde a estreia, teria acreditado sem pestanejar porque o moço é mesmo muito bom. Além de ter um vozeirão possante e uma tessitura invejável, é um excelente ator que incorporou a postura e os trejeitos do saudoso e tresloucado Sebastião Rodrigues Maia, o Tim Maia (1942-1998), que nos deixou muito antes do que deveria por, justamente, levar sua vida como um insensato ''vale tudo''.

Danilo de Moura e seu excelente 'Tim Maia'.

Pois essa vida de ''vale tudo'' é contada por meio de blocos temáticos que retratam os altos e baixos de Tim Maia desde sua infância na Tijuca, na zona norte do Rio, e sua atuação nas primeiras bandas. Ainda muito jovem, Tim conheceu gente do calibre de Roberto Carlos, Erasmo e Jorge Benjor. Não tinha nem vinte anos quando viajou para os Estados Unidos em busca de fama e voltou seis meses depois, deportado após uma prisão por roubo de carro e porte de drogas. Seguiu-se, então, um período de grande sucesso – sim, Tim voltou influenciado pela black music da lendária gravadora Motown e começou a plantar, por aqui, as sementes da soul music brasileira. Para nossa alegria, é esse som negro que predomina no musical. 

Reiner Tenente diverte a plateia com sua
caracterização de Roberto Carlos. 
Acompanhado por excelentes músicos que simulam a formação da Banda Vitória Régia, que acompanhou o cantor por 22 anos desde 1976, o protagonista Danilo de Moura interpreta 25 canções imortalizadas na voz de Tim, como Primavera, Sossego, Não quero dinheiro, Me Dê Motivo e, naturalmente, Vale Tudo. Entre os outros personagens do musical, vale a pena prestar atenção no ator que interpreta Roberto Carlos, Reiner Tenente, que faz uma genial e hilária paródia do ''rei''.

Entre um sucesso e outro, o espetáculo mostra as inúmeras tempestades na trajetória do cantor, como a turbulenta relação ''ioiô'' com a mulata Janete, seu primeiro grande amor. Uma relação cheia de idas e vindas, beijos e sopapos, já regada pelo abuso de álcool e drogas que tanto prejuízo causariam à saúde, à carreira, às finanças e aos afetos de Tim, tornando-o um homem, antes de tudo, extremamente solitário. Bem... suspeito que, quando alguém acha que na vida ''vale tudo'', também deve achar que sua vida não vale nada. O que é uma pena, sobretudo quando isso acontece com talentos como o de Tim Maia e tantos outros, como Cássia Eller, Elis, Amy Winehouse e outras estrelas que partiram cedo para brilhar em outro lugar.

Danilo de Moura e o ótimo elenco do musical.

A direção do espetáculo é de João Fonseca e o texto de Nelson Motta. Amigo de Tim Maia desde a juventude e produtor musical de alguns de seus shows, este último testemunhou vários de seus desvarios e chegou a passar grandes apuros com o recorrente hábito de Tim de deixar a plateia esperando por horas a fio ou simplesmente não aparecer.

Mas agora, quem deve aparecer nesse espetáculo é você! Danilo de Moura faz um Tim Maia impecável e despudoradamente carismático com seu vozeirão, suas molecagens e aquele seu jeitão debochado. A direção musical e os arranjos de Alexandre Elias também são de primeiríssima, transmitindo toda a vibração do melhor som de Tim e sua banda, colocando a plateia - literalmente - para dançar em mais de um momento do espetáculo. E como se não bastasse, tudo isso está com preços populares – somente R$ 40,00 a inteira. Mas corra, porque o musical estará em cartaz só até domingo!

TIM MAIA – VALE TUDO
Teatro Sérgio Cardoso – R. Rui Barbosa, 153 - Bela Vista - São Paulo. Tel.: 3288-0136 -www.timmaiaomusical.com.br. Quinta e sábado, 21h; sexta, 21h30; domingo, 18h.
Bilheteria: 15h/19h (quarta); a partir das 15h (quinta a domingo). Ingresso: R$ 40,00. Até 18/11.

Nenhum comentário:

Postar um comentário