segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

'Toda Nudez será Castigada', no Sesc Consolação. A impureza rodriguiana em estado puro.

Nelson Rodrigues é sempre Nelson Rodrigues. Mas fica ainda melhor quando encenado por gente do naipe de Antunes Filho, que consegue traduzir todo o drama pequeno-burguês de Nelson valorizando a ironia e o sarcasmo típicos do autor. É o caso da montagem de Toda Nudez será Castigada, encenada pelo CPT/Sesc – Centro de Pesquisa Teatral. Está tudo lá: tragédia familiar, hipocrisia, traições, "aberrações" sexuais, a obsessão pela figura feminina, a luxúria, a explosão de desejos reprimidos e mais um pouco.


O personagem central é o viúvo Herculano, que vive com o irmão Patrício, que o odeia, três tias solteironas recalcadas e o imberbe filho Serginho, um rapaz virgem de 18 anos. Até que Herculano se envolve com a prostituta Geni, que acaba por trai-lo com seu filho, que por sua vez foge com um ladrão boliviano que o havia estuprado (!!!). Família saudável, né? (rs) Puro Nelson Rodrigues.

Leonardo Ventura e Ondina Clais Castilho, que representam, 
respectivamente, Herculano e Geni.

Não há cor no figurino e tampouco no cenário, em que predominam o preto e o branco. As personagens femininas jovens atuam seminuas durante quase todo o tempo em que estão em cena. A prostitua Geni, paradoxalmente, usa o branco da pureza. Os trajes das três tias solteironas são escuros, bem como os ternos dos personagens masculinos. Tudo isso se destaca em meio a escassos elementos cênicos sobre um fundo negro, no qual vemos também um dançarino de tango que fica o tempo todo lá, pontuando o drama com seus passos. E nem precisa de mais nada. A intensidade do texto, a direção de Antunes Filho e a competência dos atores já bastam para transmitir a força da mensagem.

O ótimo elenco da peça.

Ficha técnica parcial:

Duração: 60 minutos.
Direção: Antunes Filho.
Direção de Palco: Felipe Hofstatter.
Assistência de Direção: Nara Chaib Mendes.
Elenco: Leonardo Ventura (Herculano); Ondina Clais Castilho (Geni); Marcos de Andrade (Patrício); Lucas Rodrigues (Serginho), Mariana Leme, Fernando Aveiro e Naiene Sanchez (as três tias).  

Assistir a uma peça de Nelson Rodrigues bem encenada sempre vale a experiência. Se você aprecia teatro, portanto, certamente vai gostar de TODA NUDEZ SERÁ CASTIGADA. A peça está em cartaz no Sesc Consolação – Teatro Anchieta, na R. Dr. Vila Nova, 245 – Vila Buarque – Centro. Tel.: 3234-3000. Ingresso: de R$ 8 a R$ 32. Horários: sextas e sábados às 21h e domingos às 18h. Até 3/3.

Nenhum comentário:

Postar um comentário