domingo, 12 de janeiro de 2014

Restaurante 'Brasil a gosto'. Puro deleite do início ao fim.

Sabe aqueles dias em que surge um convite totalmente inesperado e absolutamente feliz? Tive essa experiência no sábado passado, quando amigos me proporcionaram uma experiência gastronômico-sensorial simplesmente deliciosa. Eu já havia estado no 'Brasil a gosto', o restaurante da chef Ana Luiza Trajano localizado numa ruela tranquila dos Jardins (sim, isso ainda existe!), mas, ao retornar em tão boa companhia para jantar, minha impressão foi ainda melhor. 

Confesso que, depois da overdose gastronômica das festas e das férias de fim de ano, eu nem estava pensando em jantar fora naquele sábado, porque havia tomado um lanche tarde e não estava com muita fome. O convite gentil de meus amigos queridos, porém, aliado à inusitada atmosfera de paz que pairava sobre uma São Paulo deserta na primeira semana de janeiro, foram estímulos mais do que suficientes para que eu mudasse de ideia rapidinho.

No agradável terraço à entrada, pode-se aguardar uma mesa ou então petiscar ali mesmo! - Foto: Simone Catto

Foto: Simone Catto

Quando cheguei, meus amigos eram os únicos a aguardar uma mesa no andar de baixo, que estava vazio. Certamente, em dias normais, a espera seria muito maior. Logo fomos chamados para o andar superior, onde o ambiente é mais aconchegante.

O acolhedor salão do andar superior - Foto: Simone Catto

Foto: Simone Catto

Uma jovem que nos atendeu impecavelmente logo trouxe os cardápios. Como fazia um calor de quase 30 graus naquela noite, solicitei a carta de vinhos, fortemente determinada a degustar um bom branco. Meus amigos, que estavam mais "comportados" na ocasião, preferiram sucos e refrigerantes, mas a casa previdentemente oferece vinhos em taça, não frustrando clientes como eu. Pedi então uma taça do Antichello Pinot Grigio IGT, safra 2011, do produtor Santa Sofia, da região do Veneto (R$ 21). O vinho é delicado, extremamente leve, mas não espere um sabor de grande personalidade. De qualquer maneira, casa bem com antepastos, peixes e entradas.


Por recomendação de meus amigos, que já haviam experimentado e gostado, pedi a minimalista seleção de petiscos para acompanhar meu vinho. A seleção inclui pequenas iguarias brasileiras como casquinha de camarão, casquinha de siri, queijo coalho, bolinho de arroz e  pastel de queijo da Serra da Canastra, acompanhados de molhinhos de pimenta e vinagrete (R$ 24). Um primor de sabor e delicadeza!

A delicada seleção de petiscos: verdadeiro mimo gastronômico! - Foto: Simone Catto

Os pratos solicitados por meus amigos, à base de peixe e carne, também superaram as expectativas. É curioso como a culinária brasileira, normalmente considerada "pesada" e pouco sofisticada – embora saborosa -, torna-se delicada na cozinha do 'Brasil a gosto', mesmo quando leva ingredientes picantes. Não é para menos. Ana Luiza viajou o Brasil inteiro para pesquisar a culinária regional e nos brinda com pratos deliciosos criados de forma artesanal e muitas vezes elaborados com ingredientes inusitados. É o caso do minipudim de bacuri com calda de limão-cravo com puxuri (uma planta medicinal da região amazônica), que a chef gentilmente nos ofereceu como cortesia, dando mais uma mostra da atenção e carinho com que a casa trata os clientes.

Minipudim de bacuri com calda de limão-cravo com puxuri: sabor inusitado sem ser excessivamente doce.
Foto: Simone Catto

mesa ao lado estava repleta de estrangeiros, e não é para menos. O 'Brasil a gosto' é um excelente cartão de visitas para apresentar o que existe de melhor na culinária nacional. E para coroar noite tão agradável com sabores brasileiros em companhia cosmopolita... o charmoso e saboroso café de coador, coado e servido na nossa frente.

O café de coador: puro charme e sabor! - Foto: Simone Catto

É por tudo isso que o restaurante 'BRASIL A GOSTO' é simplesmente obrigatório para todo mundo que não só aprecia boa cozinha, mas deseja descobrir novos - e deliciosos! - sabores da nossa gastronomia. Vá lá COR-REN-DO! Rua Professor Azevedo Amaral, 70 – Jardins. Tel.: 3086-3565 – www.brasilagosto.com.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário