domingo, 9 de fevereiro de 2014

'El Guatón'. Um simpático pedacinho do Chile em São Paulo.

Eu nunca havia ouvido falar do 'El Guatón' até um amigo me apresentar esse minúsculo bar-restaurante especializado em culinária chilena que fica no finalzinho da Rua Artur de Azevedo, quase desembocando na Av. Henrique Schaumann.

Trata-se de mais um daqueles lugares gostosinhos e despretensiosos para noites de verão, para a gente comer bem e sem luxos. Lá podemos saborear desde pratos típicos do Chile, como empanadas, ceviches, peixes, frutos do mar e pastel de choclo (torta de creme de milho verde, carne, peito de frango, azeitonas e ovo), entre outros, até porções triviais de bar, como filé aperitivo, mandioca frita e provolone à milanesa. Para os carnívoros de plantão, não falta nem a tradicional picanha no réchaud.

Foto: www.elguaton.com.br

Ficamos com as empanadas, de massa saborosa e fininha e muito bem recheadas. Pedi a minha de camarão (R$ 8,50), que estava uma delícia, e meu amigo traçou duas de carne (R$ 6). Se você pretende experimentar as empanadas, não deixe de pedir o molhinho à vinagrete picante, que valoriza o quitute. É muito bom!

As deliciosas empanadas - foto: br.kekanto.com
Naquele dia eu estava com sede e um tanto comportada: tomei um refrescante suco de melancia (R$ 6) que, ao contrário do que acontece em tantas casas que servem sucos em copos minúsculos, chegou à mesa em uma generosa e simpática jarrinha. Não tirei fotos porque, como fui pega de surpresa, não levei minha câmera e meu celular estava sem bateria. As fotos que aqui estão foram pegas da Internet, mas, de qualquer modo, as empanadas são servidas exatamente do jeito que você está vendo, nessas travessas estreitinhas.  

Se você pretende conhecer o lugar e experimentar um dos pratos típicos chilenos, tente chegar antes das 21h para pegar uma das mesinhas do terraço da frente, mais gostoso e concorrido no verão.

Em tempo: pesquisei para saber o que significa "El Guatón" e descobri que, no Chile, significa algo como "O Barrigudo"... rs. Faz sentido, com tantas coisas gostosas. Na próxima vez, pretendo experimentar um ceviche ou o mariscal al matico (mistos de choritos, vôngole, calamares, limão, temperos, cebola e coentro), que devem ser uma delícia! (A propósito, não sei o que são "choritos", mas vou descobrir!)

O mariscal promete! - foto: www.elguaton.com.br

O 'EL GUATÓN' também tem uma filial na Rua Mourato Coelho, mas visitamos a matriz, que fica na Rua Artur de Azevedo, 906 – Pinheiros. Tels.: 3085-9466 / 3807-9647 – www.elguaton.com.br. Vale a pena conhecer!

Nenhum comentário:

Postar um comentário