terça-feira, 11 de março de 2014

Um brinde a Baco! Curso sobre Países com Alexandra Corvo é puro deleite.

Vinho é cultura, é tradição, é prazer. E no caso do Velho Mundo, é também história, já que está intimamente incorporado aos hábitos de determinados povos e teve um papel fundamental na formação da identidade de vários países. É por isso que, quando inventei de estudar um pouco sobre as origens e peculiaridades dessa bebida dos deuses, não me contentei e fui procurar saber ainda mais. E lá fui eu fazer outro curso na mesma escola que havia escolhido para minha iniciação: a 'Ciclo das Vinhas', da jovem e excelente sommelière Alexandra Corvo. Para quem não a conhece, Alexandra tem formação na Suíça e na Espanha, trabalhou em vários países europeus e, atualmente, além de ministrar cursos na escola que tem a sua marca, é colunista de vinhos da Folha de S. Paulo e da rádio BandNews FM.

Desta vez, fiz o Curso Básico sobre Países, que aborda as principais uvas, regiões, métodos de produção e viticultura dos países produtores de vinho. Nesse curso aprendemos a interpretar um rótulo de vinho, entendemos as denominações de origem e um pouco da legislação de cada país, sem falar da melhor parte: a degustação de cinco rótulos de vinhos por aula e sua harmonização com queijos típicos de cada país. Se saborear um bom vinho já é uma experiência deliciosa por si só, eu garanto que a sensação de prazer fica ainda maior quando conseguimos entender por que um vinho nos agrada ou não.


Vamos lá. O curso tem 4 aulas noturnas no total, de três horas cada, e é ministrado regularmente na escola. A primeira aula, como não poderia deixar de ser, fala sobre os vinhos da França, onde tudo começou, a grande 'mãe' de todas as vinícolas do mundo. Alexandra discorre sobre as duas principais regiões viticultoras do país, Bourgogne e Bordeaux, além do Vale do Loire, o Rhône, Beaujolais e Alsácia. Aqui já são abordadas as principais uvas internacionais: Sauvignon Blanc, Chardonnay, Riesling, Pinot Noir, Cabernet Sauvignon, Merlot e Syrah.

Dos vinhos degustados na aula sobre a França, dois tintos se destacaram para mim: o Côtes du Ventoux Grandes Serres 2011, do Sul do Rhône, e o Chateau Bujeau la Grave 10, de Bordeaux. O primeiro lembra groselha, tem um tanino mais grosso e mais extrato. Adorei! E o melhor: esse vinho tem um custo bem razoável. Sim, vinho bom não precisa ser necessariamente caro. O segundo vinho é beeem mais complexo. O paladar lembra madeira, serragem, tem bastante tanino, boa acidez, mas precisa decantar um pouco. Um excelente Bordeaux!

Vinícola na região de Bordeaux - foto: Wikimedia Commons
Respeitando uma hierarquia por ordem de importância geográfica, a segunda aula é dedicada à Itália. Os sistemas DOC e DOCG são explicados, bem como as especificidades das regiões do Piemonte, Toscana, Veneto, Umbria, Abruzzo e o Sul da bota. Aqui aprendemos sobre as principais uvas italianas, tais como Sangiovese, Nebbiolo, Barolo, Dolcetto, Prosecco e outras uvas autóctones da Itália.

Nessa aula degustei o delicioso Montepulciano d'Abbruzzo DOP Cantina Tollo 2009, um vinho "de menino", por assim dizer: encorpado, denso, com um paladar que lembra caldo de carne, músculo, óleo diesel. Tem muito tanino, muito sabor, final longo... eis um vinho de personalidade, amei! Detalhe: ele combinou maravilhosamente bem com queijo gorgonzola e seu preço é ótimo. Destaco também o Mandrarossa Costadune Sicilia IGT Nero d'Avola 2011, que tem um caráter totalmente diverso do anterior: trata-se de um vinho levinho, até infantil, que lembra geleia de morango. Gostosinho para ser saboreado sem compromisso num dia de verão!

Foto: www.basilico.uol.com.br
Já a terceira aula aborda a Península Ibérica: é a vez da Espanha e de Portugal, com suas regiões e suas uvas. Tempranillo, Garnacha e Macabeo, na Espanha, e Touriga Nacional, Alvarinho e Aragonês, em Portugal, são algumas das variedades estudadas. Nessa aula aprendemos sobre denominações de origem portuguesa conhecidas por aqui, como Douro, Dão, Alentejo e Vinho Verde. Em tempo: ao contrário do que muita gente pensa, o 'Vinho Verde' não se refere a um tipo de uva, mas sim à região onde ele é produzido. Na realidade, trata-se de um vinho proveniente 'da região do Vinho Verde'. O vinho que mais me agradou nessa aula foi o único branco degustado: o Ribeiro Santo DOC branco 2011, floral, refrescante e com final longo. Delícia!

E por fim, a última aula abordou os vinhos do Novo Mundo. Essa aula foi ministrada pela experiente sommelière Ana Paula Montesso, formada na escola de Alexandra. Aqui entraram vários países que desenvolveram a viticultura em épocas ulteriores: Austrália, Nova Zelândia, Estados Unidos (região da Califórnia), África do Sul, Chile e Brasil. Curiosamente, desta vez nenhum dos vinhos degustados me marcou de maneira especial. Suspeito que isso tenha acontecido porque meu paladar já estava habituado aos sabores mais típicos e elaborados do Velho Mundo, vai saber! O último vinho degustado nessa aula, no entanto, conseguiu desagradar a todos os alunos, lembrando que a degustação nos cursos é sempre às cegas para que ninguém fique sugestionado. E adivinhe a procedência do vinho rejeitado? BRASIL! Sim, o Brasil tem produzido bons espumantes, mas ainda deixa a desejar na produção de tintos e brancos. Questões de clima, solo, topografia, cultura, enfim... o fato é que não dá para reproduzir em terras tupiniquins as condições dos terroirs franceses. Daqui, melhor ficarmos com as cachaças! Quanto aos vinhos, prefiro continuar experimentando bons rótulos estrangeiros e anotar aqueles que mais me agradam.

A agradável livraria e biblioteca da escola - foto: www.alexandracorvo.wordpress.com

Para quem deseja aprender um pouco sobre vinhos, portanto, a escola Ciclo das Vinhas é um bom começo. Dica: se você for completamente leigo no assunto, antes de fazer o Curso Básico sobre Países, recomendo fazer primeiro o Curso Básico em 3 Aulas, para aprender as primeiras noções. E na sequência você faz o outro. A escola está instalada em um sobrado extremamente agradável no bairro do Paraíso e ainda conta com uma livraria e biblioteca especializada. Vive le vin! Santé!

Anote aí: o endereço da escola CICLO DAS VINHAS é Rua Maria Figueiredo, 305 – Paraíso. Tel.: 3284-3626 - www.alexandracorvo.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário