terça-feira, 22 de abril de 2014

Casa Mathilde. O melhor da confeitaria portuguesa, com certeza!

Um aspecto curioso (e alentador!) a respeito do Centro de São Paulo é que de vez em quando a gente encontra, ao circular por ali, alguns oásis gastronômicos que valem o passeio. A começar pelos cafés como o do Pátio do Colégio e o charmoso Girondino, em frente ao mosteiro de São Bento. E agora, acabo de ter o prazer de descobrir a Casa Mathilde, um misto de padaria artesanal e doçaria portuguesa que segue a tradição da casa-mãe, fundada em 1850 nas proximidades da cidade de Sintra, Portugal. Por muitos anos, a loja foi a fornecedora oficial de doces da Casa Real Portuguesa e fechou em 1974, após a Revolução dos Cravos.

Foto: www.casamathilde.com.br

A matriz de Portugal - Foto: Simone Catto

Um pouco de história... - Foto: Simone Catto

A nossa Casa Mathilde está instalada em um local agradável e icônico de São Paulo, a Praça Antônio Prado, em frente ao Edifício Martinelli, o primeiro arranha-céu da cidade. O espaço, extremamente amplo e arejado, oferece ao cliente a opção de acomodar-se nas mesinhas ou então em simpáticos sofás enfileirados, formando outro ambiente. Optamos por um deles, onde a conversa pôde rolar solta enquanto tomávamos nossos cafés e saboreávamos nossas gostosuras.

Foi em um dos sofás à direita que nos acomodamos - Foto: Simone Catto

A variedade de doces portugueses e pães doces e salgados é de deixar qualquer um absolutamente atarantado, sem saber o que escolher, tamanha a quantidade de delícias. Não é para menos: os proprietários trouxeram dois confeiteiros de Portugal, que não dividem o segredo das receitas com ninguém. Estão lá quitutes tradicionais como os pasteis de nata, os travesseiros de Sintra e as queijadas que fizeram a fama da matriz em Portugal. Eu, que particularmente tenho um fraco por doces à base de gema de ovos, pedi um café (R$ 3,50) com toucinho do céu (R$ 8,50), uma espécie de quindim com amêndoas servido em fatias. É mesmo do céu, pois deixa qualquer cachopa em êxtase orgástico celestial! (rs)

São tantos doces deliciosos que foi difícil escolher! - Foto: Simone Catto

Na próxima vez vou experimentar o Mimo da Pena, essa belezura da direita, que é feita à base de coco, creme de ovos e cereja. Deve ser um escândalo de bom! - Foto: Simone Catto

O meu Toucinho do Céu realmente me fez sentir no paraíso! - Foto: Simone Catto

Através de uma janela no fundo do salão dá para enxergar os quituteiros em pleno ato de criação.

Foto: Simone Catto

O pé direito alto permitiu a construção de um mezanino que oferece uma bela vista do entorno com sua parede envidraçada.

O mezanino também é muito agradável e tem uma bela vista para a Praça Antônio Prado - Foto: Simone Catto

Do mezanino dá para avistar o Edifício Martinelli, o primeiro arranha-céu de São Paulo.
Foto: Simone Catto

Já na fila para pagar, a gentil Andréia, que estava no caixa, nos deu alguns biscoitinhos Areias de Cascais para experimentar. Vendidos a granel, eles são levíssimos, saborosos e perfeitos acompanhados de um cafezinho. Acabamos levando um punhadinho.

Os delicados biscoitos Areias de Cascais - Foto: Simone Catto

Se você passar pelo Centro ou resolver fazer um passeio por ali, não deixe de dar uma parada na CASA MATHILDE para experimentar pelo menos um doce. É tudo extremamante fresquinho e de dar água na boca. Com certeza vou voltar! O endereço é Praça Antônio Prado, 76 – Centro. Tel.: 3106-9605 – www.casamathilde.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário