quinta-feira, 10 de abril de 2014

Rive Gauche Cuisine. Comida de Rio Sena, vista de Rio Pinheiros e serviço de Rio Tietê.

Normalmente sou avessa a restaurantes de shoppings. Acho o fim da picada me confinar dentro de um espaço fechado para fazer uma refeição, com tantas ofertas de bons restaurantes pelas ruas da cidade. Ocorre que recebi um convite gentil (e irrecusável!) para conhecer o Rive Gauche Cuisine, que fica no Shopping Cidade Jardim, um templo AAA de consumo paulistano. O restaurante está instalado no terceiro piso, mais precisamente em um terraço onde temos a opção de fazer nossa refeição em um jardim ao ar livre. OK, fui lá conhecer. 

A primeira impressão é a de que estamos diante de um bistrô parisiense, embora eu tenha ficado com aquela inequívoca sensação de kitsch sempre que deparo com um espaço recriado artificialmente dentro de um ambiente e contexto estranhos a ele. De qualquer forma, eu estava aberta à experiência e fui lá disposta a aproveitar o que a casa tivesse de melhor. Em tempo: como o convite me pegou de surpresa, não havia levado minha câmera e, portanto, as fotos são da Internet.

Foto: Lea Dorf - www.destemperados.com.br

O terraço ajardinado onde jantamos (foto sem crédito).

De cara, achei o atendimento confuso. Pedimos uma mesa no jardim, naturalmente, mas notei que não há um funcionário para organizar os clientes por ordem de chegada e, mais de uma vez, notei gente furando fila com a maior cara de pau. Mais uma prova de que conta bancária, definitivamente, não tem nada a ver com civilidade, classe e educação. Berço, ou se tem ou não se tem. E ponto.

Felizmente, tivemos sorte e logo conseguimos uma mesa onde queríamos. O espaço do terraço ajardinado é compartilhado com o restaurante vizinho, o italiano 'Due Cuocchi', pertencente à mesma proprietária. Vale dizer que, embora o 'Rive Gauche' privilegie a culinária francesa, segundo o site, dedica 20% do cardápio a pratos italianos também servidos na casa-irmã.  

Resolvemos então começar a noite com o espumante italiano Maschio Rosé Extra Dry, do norte do Veneto, e gostamos muito. É um vinho leve, com aromas florais e toques de frutas silvestres.

O couvert consistiu em uma cesta de pães variados e queijo cremoso, manteiga de flor de sal ao vinho tinto e um delicioso patê de fígado de aves. Tudo caiu muito bem com o espumante.

Couvert - foto: Paladar Estadão - www.blogs.estadao.com.br/paladar

Na sequência, como eu não estava com muita fome, pedi o Crocante de Brie e rúcula, vinagrete de maçã e nozes, que estava delicioso e também combinou maravilhosamente com a bebida.

O delicioso Crocante de Brie e rúcula, vinagrete de maçã e nozes - foto sem créditos 

Em determinado momento ao final da refeição, ameaçou chover e, como estávamos no jardim, pedimos para ocupar uma mesa interna. Felizmente, havia lugares disponíveis e lá fomos nós. Já lá dentro, ao perguntar a um senhor da equipe de garçons sobre a composição de um prato, ele não só não soube responder como virou as costas com displicência, sem dar maiores explicações, quando o mínimo que deveria fazer, já que não sabia o que teria obrigação de saber, seria consultar quem soubesse para dar uma resposta satisfatória ao cliente. Inadmissível!

Minhas impressões: gostei da bebida escolhida, achei a comida ótima, o terraço é agradável nas noites quentes, mas o serviço é ruim. Um restaurante com aquele padrão gastronômico deveria ter, no mínimo, uma equipe de garçons e atendentes com um preparo e qualificação à altura de sua pretensão. Por isso, apesar da excelente cozinha, não sinto vontade de voltar.

A quem interessar possa, o RIVE GAUCHE CUISINE está instalado no terceiro piso do Shopping Cidade Jardim - end.: Av. Magalhães Castro, 12000. Tel.: 3758-2616 – www.rivegauchecuisine.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário