segunda-feira, 12 de maio de 2014

Guy King na 'The Orleans': o rei do blues de Chicago canta e arrasa na guitarra.

Foto: Simone Catto
Outro dia descobri que a Bourbon Street, uma das mais famosas ruas de New Orleans, tem mais de duzentas casas de jazz. E mais: ninguém paga para entrar em nenhuma delas e couvert artístico não existe. Você só paga o que consome. Diante desse cenário, surgem as inevitáveis comparações entre a riqueza musical de certos centros urbanos desenvolvidos e a atual pobreza cultural do Brasil que atinge até mesmo metrópoles como São Paulo, pobreza essa que grita, literalmente, na música. O que tenho ouvido por aí em termos musicais é sofrível, triste mesmo. De uma mediocridade descomunal que reflete a falta de educação e cultura de um povo cujos governantes estão pouco se lixando para sua formação cultural, já que eles próprios são a mais bestial tradução das trevas da ignorância.

Diante disso, é sempre um alento descobrir casas como a 'The Orleans' que, cujo nome já indica, tem como proposta oferecer música de qualidade em um ambiente agradável onde se pode degustar boas opções de bebida e comidinhas. Estive lá apenas uma vez, mas já verifiquei que o o som é dos melhores: jazz, blues, rhythm'n'blues e afins.

Fui convidada a assistir a um show específico de um excelente bluesman que eu não conhecia, mas que já goza de grande reputação no meio jazzístico: Guy King, guitarrista, cantor e compositor nascido em Israel e residente nos Estados Unidos. Ele já havia estado aqui anteriormente e, desta vez, veio por alguns meses para descansar, fazer shows e ainda chegou a se apresentar no Programa do Jô.

Guy  King, talentosíssimo e carismático.

O homem é mesmo muito bom. Aprendeu a tocar guitarra de ouvido e, já nos Estados Unidos, tornou-se um respeitado músico e cantor, tendo participado de inúmeros festivais de jazz e conquistado vários prêmios, sendo chamado 'O Rei do Blues de Chicago'. Não é por menos. Além de ter uma bela voz, Guy realmente arrasa na guitarra e ainda por cima é jovem, bonito e extremamente simpático. Na 'The Orleans' apresentou-se com mais cinco excelentes músicos e a casa lotou de gente com bom gosto musical: casais, grupos de amigos e até mesmo homens sozinhos que estavam curtindo seu som numa boa. Chegamos cedo, pedimos um vinho e jantamos para aguardar o show, que começou após as 23h e terminou mais de uma da manhã.

Tudo blue na espera dos blues! - Foto: Simone Catto

O tinto alentejano 'Monte da Vaqueira' cumpriu seu papel: esquentou a espera
e desceu macio com um toque de frutas vermelhas - Foto: Simone Catto

Guy arrasando com a banda - Foto: Simone Catto

O repertório era composto em sua maioria de composições próprias de Guy, mas não faltaram hits como Unchain my heart, Georgia on my mind e até um simpático toque de bossa nova com Água de beber. O preço do couvert foi amigável dado o altíssimo nível do show, que aconteceu em um sábado: R$ 35,00.

O cardápio do 'The Orleans' não é muito extenso, mas tem pratos para todos os gostos, além de petiscos. Comi uma massa que estava muito boa e o outro pedido da mesa foi um filé au poivre que também agradou. A propósito, nem todos os itens que vimos no cardápio impresso constam no site. Fica portanto a sugestão para a casa atualizar também o cardápio online, para valorizar ainda mais seu serviço. Outra coisa que senti falta no site foi a carta de vinhos, já que esse perfil de público também aprecia um bom vinho, como é o meu caso. No dia de minha visita, pelo menos, vi várias mesas com garrafas de tintos. Fica a dica!

Guy King ainda se apresentará em Curitiba e Goiânia, confira sua agenda de shows aqui: www.guyking.net. Para saber a programação da 'The Orleans', acesse www.theorleans.com.br. O endereço é Rua Girassol, 398 – Vila Madalena. Tel.: 3031-1780. Dica para estacionar: embora a casa ofereça serviço de valet, vale a pena virar à esquerda na Rua Wizard e deixar o carro no estacionamento em frente ao bistrô 'Allez, Allez!'. É um estacionamento amplo, bem iluminado, mais barato (R$ 18) e você anda só meio quarteirão para chegar à casa.

Enquanto escolhe seu próximo show, veja aqui uma palhinha do Guy King que peguei na Web, interpretando uma composição chamada Born under a bad sign. Enjoy it!



Nenhum comentário:

Postar um comentário