terça-feira, 8 de julho de 2014

Cachoeiras de Gonçalves: um mergulho no que a vida tem de melhor.

Onde há belas montanhas, há cachoeiras. E onde há cachoeiras, há mais beleza, energia e, sobretudo, a possibilidade de uma grande conexão com a natureza. Foi em busca dessa conexão, cada vez mais urgente em minha vida, que me mandei novamente para Gonçalves (MG), vivi experiências impagáveis por lá e, agora, compartilho-as com você em mais um post da série sobre essa encantadora cidadezinha da Serra da Mantiqueira.

Vamos, então, falar das cachoeiras. Gonçalves tem várias e, desta vez, tive a oportunidade de visitar três, todas de uma vez, em uma deliciosa trilha que parte de um quiosque pertinho da Pousada Espelho d'Água e tem menos de 2 km de extensão. Alimentadas pelo Rio Capivari, as cachoeiras têm águas cristalinas, porém bem geladas – mesmo no verão. Banho, portanto, é para os corajosos!

Vista a partir do quiosque com os chalés coloridos da Pousada Espelho d'Água - Foto: Simone Catto

As cachoeiras à nossa espera! - Foto: Simone Catto

O Rio Capivari vai descendo o morro... - Foto: Simone Catto

A primeira cachoeira, avistada da ponte ainda no quiosque, é a do Retiro. Muito tranquila e de fácil acesso, ela tem uma pequena queda d’água que deságua em um poço bem gostoso. Por oferecer pouco risco, é ideal para crianças.

Cachoeira do Retiro - Foto: Simone Catto

Cachoeira do Retiro - Foto: Simone Catto

A segunda cachoeira de nossa trilha é a Sete Quedas. Como o próprio nome já diz, ela tem inúmeras quedas, e a primeira, do alto, forma um poço bom para banho. Depois ela se desmembra em várias "miniquedas" para, finalmente, terminar em uma queda mais alta.

Cachoeira Sete Quedas - Foto: Simone Catto

A cachoeira que fica mais longe é também a maior e mais exuberante: a do Cruzeiro. O trecho do caminho que conduz até ela é muito bonito, sempre com as onipresentes araucárias típicas da região.

Foto: Simone Catto

Momento "Cézanne" (rs)... - Foto: Simone Catto

Dá gosto fazer essa trilha!... - Foto: Simone Catto

Ainda temos que atravessar o portão... - Foto: Simone Catto

Encravada em meio a uma bela vegetação, a cachoeira do Cruzeiro é mais larga, forma uma grande bacia e, no dia de minha visita, algumas pessoas se aventuravam na água gelada. Aproveitei para ficar alguns minutos por ali, em ótima companhia, apreciando a paisagem e absorvendo aquela beleza toda. Sem dúvida, um presente da natureza!

Quase chegandooooo... - Foto: Simone Catto

Pronto! Eis a Cachoeira do Cruzeiro - Foto: Simone Catto

A Cachoeira do Cruzeiro em toda a sua majestade... - Foto: Simone Catto

Cachoeira do Cruzeiro - Foto: Simone Catto

Se você gosta de natureza e for a Gonçalves, portanto, vale a pena fazer essa trilha de cachoeiras perto da pousada Espelho d’Água. O custo é um nada perto do imenso prazer que ela proporciona: apenas R$ 3,00!! Fica na Estrada São Sebastião, km 1 - Gonçalves. Está dada a dica!

Aproveite para conferir outros passeios que fiz em Gonçalves:

-Gonçalves (MG) tem vários atalhos para o céu, basta um "cadinho" de fôlego.
-Gonçalves, MG. Retorno à essência quando a natureza chama.
-Gonçalves, MG. Um santuário da natureza encravado na Serra da Mantiqueira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário