quinta-feira, 10 de julho de 2014

Forneria da Roça, em Gonçalves-MG. Delicadeza gourmet e caipirinhas exóticas.

Se você tem acompanhado o blog, deve ter notado que, nos últimos dias, publiquei uma série de matérias com atrações de Gonçalves, uma cidadezinha que adoro localizada no sul de Minas Gerais. Falei sobre revigorantes trilhas nas montanhas, cachoeiras e alguns restaurantes especiais como o Flor de Cerejeira, inaugurado há pouco tempo.

Pois hoje vou contar minha experiência em outro restaurante novo do lugar e igualmente agradável: o Forneria da Roça. Assim como o Flor de Cerejeira, ele também fica no Centro da cidade, no terreno onde antes situava-se o maravilhoso restaurante comandado pela chef Tania Romão, o Kitanda Brasil, atualmente instalado na cidade de Tiradentes-MG.

Foto: Simone Catto

O lugar é agradável e acolhedor... - Foto: Simone Catto

Até no jardim os quitutes são preparados! - Foto: Simone Catto

O espaço tem mesmo o jeitão rústico de "roça" e no ambiente predomina a madeira. Nem todas as mesas têm cadeiras: algumas têm bancos simples sem encosto, contribuindo para a informalidade do lugar. Achei bem agradável.

A área interna: rústica, informal e gostosa - Foto: Simone Catto

O cardápio tem várias caipirinhas exóticas ditas "aromáticas", que levam ingredientes como pimenta e manjericão, por exemplo. Resolvi experimentar uma caipirinha de morango com manjericão e não me arrependi: o vegetal deu um saborzinho peculiar à bebida preparada com cachaça Salinas e o resultado ficou bom. O único "senão" é que, em minha opinião, havia fruta demais e cachaça de menos. Tudo bem que não tenho cara de (e nem sou!) bebum (rs), mas que faltou um pouco mais de cana ali, faltou. As caipirinhas e sucos da casa, aliás, são servidos de um jeito diferente: eles vêm em vidros como aqueles de maionese, com tampa e tudo, acompanhados de canudinhos. Só um comentário: não sei se você reparou, mas agora toda e qualquer batida (de beber) é chamada de "caipirinha". Só que, caipirinha, para mim, é a de limão com cachaça. E só. O resto é "batida". Sou purista, fazer o quê? Mas isso não importa: independentemente do nome que queiram atribuir à bebida, batida ou caipirinha, o que vale é o sabor. E como nesse caso havia muita fruta, não me fiz de rogada e pedi à garçonete uma colherzinha para saborear, um a um, os moranguinhos embebidos na cachaça (rs). Hummm!

Algumas caipirinhas da casa - vai um golinho, aí? - Foto: Simone Catto

O cardápio, enxuto, tem comidinhas artesanais com um toque gourmet. Optei por uma porpeta de carne com batata assada fatiada com queijo, que aliás estava muito boa, mas todos os pratos são precedidos de entradinhas duplamente "de": delicadas e deliciosas. A primeira a chegar foi o caldo de abóbora com purê de mandioquinha, servido em graciosos copinhos de cachaça. Estava divino!

O caldo de abóbora com purê de mandioquinha: além de saboroso, é um miminho! - Foto: Simone Catto

Depois vieram as cestinhas crocantes quatro queijos, uma iguaria igualmente saborosa que abriu ainda mais nosso apetite.

As cestinhas crocantes quatro queijos davam água na boca! - Foto: Simone Catto

E por fim veio uma saladinha verde, seguida do prato escolhido, acompanhado de porções de arroz e farofa. Fiquei plenamente satisfeita com uma refeição cujo custo médio foi de razoáveis R$ 45,00.

A saladinha também estava muito boa - Foto: Simone Catto

Minha porpeta com batata assada com queijo: no tamanho exato - Foto: Simone Catto

Os acompanhamentos, arroz e farofa, também foram mais do que suficientes! - Foto: Simone Catto

Eis, portanto, mais uma opção de restaurante que vale a pena conhecer em Gonçalves! O FORNERIA DA ROÇA fica na Rua Antônio Caetano da Rosa, 227 – Centro. Tel.: (35) 3654-1239.

Nenhum comentário:

Postar um comentário