segunda-feira, 18 de agosto de 2014

'O melhor lance'. Arte e suspense pela ótica do diretor de 'Cinema Paradiso'.

Quando a gente ouve falar em Giuseppe Tornatore, não há como não associar seu nome ao inesquecível 'Cinema Paradiso', maior sucesso do diretor italiano. Por isso, quando soube que um filme chamado 'O Melhor Lance' ('La Migliore Offerta') estava em cartaz por aqui, duas coisas me chamaram a atenção. Primeira: ele é ambientado no universo dos leilões de arte. Segunda: a direção é de Tornatore, um aval de que o filme seria no mínimo bom. Como realmente é. Não vou dizer que seja excepcional, porque estaria mentindo, mas é um filme interessante, embora um tanto fantasioso e em certa medida previsível – pelo menos o foi para mim. Curiosidade: embora seja italiano, o filme é falado em inglês.

Desta vez, Tornatore não criou uma obra lacrimosa como 'Cinema Paradiso', mas um suspense estrelado pelo ótimo ator australiano Geoffrey Rush, que fez o papel do terapeuta no sucesso 'O Discurso do Rei'. Rush interpreta Virgil Oldman, um homem elegante e solitário, respeitado especialista em arte e leiloeiro que não é exatamente um poço de integridade. Virgil manipula os valores das obras nos leilões sob seu comando com a cumplicidade de Billy Whistler, um artista frustrado interpretado por Donald Sutherland que se senta na plateia fingindo ser um comprador e, com seus lances fictícios, manipula o valor das obras de arte.

O leiloeiro Virgil Oldman (Geoffrey Rush) almoça sozinho no luxuoso restaurante, sempre usando suas luvas.

Virgil em ação em um de seus leilões.

O artista frustrado Billy Whistler (Donald Sutherland) é parceiro de Virgil em jogadas pouco honestas no mercado de arte.

O leiloeiro não tem vida social e não gosta do contato com outras pessoas, chegando até mesmo a usar luvas para evitar tocá-las. Seu maior prazer é contemplar uma magnífica coleção de retratos femininos pintados através dos séculos, um verdadeiro tesouro que amealhou ao longo da vida e preserva nas paredes de um imenso salão-cofre de seu luxuoso apartamento.

Virgil mostra a Claire (Sylbia Hoecks) a magnífica coleção de retratos femininos que amealhou ao longo da vida.

O mistério começa quando uma jovem e misteriosa herdeira chamada Claire Ibbetson (Sylvia Hoecks) faz questão de contratar Virgil para avaliar e vender o espólio de seus pais, que se encontra em uma enorme e decadente mansão. Após um contato inicial por telefone, a moça marca vários encontros com o especialista, mas nunca aparece. Cada vez ela dá uma desculpa diferente, até Virgil descobrir que ela supostamente sofre de agorafobia – medo de espaços abertos e do contato com outras pessoas - desde os quinze anos de idade. A moça vive reclusa em um dos quartos da mansão e Virgil só consegue se comunicar com ela pelo buraco da fechadura e por um sistema de autofalante, o que é, no mínimo, esquisito.

A jovem herdeira Claire Ibbetson em sua mansão.

Para aumentar o mistério, a cada visita à mansão para realizar o trabalho com sua equipe, Virgil encontra uma diferente peça de metal que parece pertencer a uma rara engrenagem - e vai roubando-as, uma a uma, para que seu amigo mecânico Robert (Jim Sturgess) possa montá-las. Por fim, ambos descobrem que as peças pertencem a um antiquíssimo e estranho tipo de autômato.

Virgil e o mecânico Robert (Uim Sturgess) na loja onde este conserta engenhocas e monta o robô com as peças que Virgil achou na mansão.

Enquanto isso, Virgil vai ficando cada vez mais obcecado pela herdeira que não conhece – Claire - até o momento que, por fim, acaba por encontrá-la e apaixona-se perdidamente. Aparentemente, ele é correspondido e faz de tudo para conquistar aquela que é, na realidade, a primeira mulher de sua vida. O que começa a acontecer a partir daí, no entanto, gradualmente vai deixando de ser surpresa. Quando tudo parece ir bem demais, às mil maravilhas, é óbvio que algo de terrível está para acontecer e macular a felicidade do protagonista. Tornatore mostra que, a exemplo das obras de arte, sentimentos também podem ser falsificados para servirem a determinado fim. 

Embora o filme soe meio superficial às vezes, vale a pena assistir, sobretudo se você gosta de arte. Vale pelos ambientes, pela direção e pela elegância do protagonista Geoffrey Rush, que tem uma atuação impecável. 'O Melhor Lance' atualmente está em cartaz somente no cine Reserva Cultural. Foi lá mesmo que eu assisti, e inclusive cheguei mais cedo para tomar um café no delicioso Pain de France. Fica a dica!

Ficha técnica parcial

Direção: Giuseppe Tornatore
Elenco: Geoffrey Rush, Donald Sutherland, Sylvia Hoeks, Jim Sturgess e outros.
Duração: 131 minutos

Nenhum comentário:

Postar um comentário