quarta-feira, 18 de fevereiro de 2015

'Chá das 5'. Uma ótima ideia que se perdeu nas palavras.

Quando li a sinopse de Chá das Cinco, em cartaz no Teatro União Cultural, achei que a peça prometia boas risadas. Afinal, tratava-se de uma comédia com elenco totalmente masculino em que uma matriarca rabugenta se reuniria com as filhas para o tal chá das cinco e, daquela vez, a filha preferida, ausente há anos, avisara que se juntaria ao grupo. No mínimo, haveria muito humor com a "lavação" de roupa suja. 

Nove homens compõem o ótimo elenco, a começar pelo excelente Eduardo Martini, que criou uma caracterização muito bem estruturada para a matriarca que vive na cadeira de rodas, Dona Campainha. As rabugices e trejeitos da velha, cheia de cacoetes, são realmente o que há de melhor na peça.

Blota Filho e Eduardo Martini, ótimo como a matriarca velha e rabugenta.



As filhas, todas com nomes de flores, também ganham vida com bons atores. Malva Rosa, interpretada por Hugo Pichi, é uma mulher amarga e infeliz que mora e cuida da mãe. Ailton Guedes interpreta a irmã esotérica e Will Anderson a irmã gordinha e casada que sofreu bullying a vida inteira por causa do peso. A filha ausente que mora no exterior, interpretada por Alessandro Ramos, é chique e subiu na vida por ter se casado com um homem rico. Tem uma filha adolescente magrinha, entojada e preconceituosa. Há também a empregada, papel de Tiago Leal, e Blota Filho dá vida a uma senhora rica e falida que aparece no final da trama para envenenar ainda mais a relação das mulheres, já repleta de ódios, conflitos e traições.

Alessandro Ramos, que interpreta a filha preferida e ausente, e Eduardo Martini.

O figurino é kitsch, com perucas e maquiagens exageradas, lembrando um pouco a estética de Pedro Almodóvar – o que seria muito bom, se fosse bem explorado. A peça teria, enfim, todos os elementos para ser brilhante. A ideia de reunir irmãs com vários "esqueletos no armário" é ótima, ainda mais com um elenco todo composto por homens – e bons atores. O que faltou foi roteiro, isto é, trabalhar melhor o texto e, talvez, também um pouco de direção. Os diálogos foram mal explorados - uma trama tão interessante merecia diálogos mais elaborados e inteligentes, com tiradas mais engraçadas e profundas. Deu para sentir também alguns buracos no ritmo, uma certa falta de timing.

O que posso dizer, ao final de tudo, é que a peça valeu como diversão ligeira, e o que garantiu as risadas foi a ótima atuação de Eduardo Martini, que também assina a direção.

Quer conferir? CHÁ DAS 5 está em cartaz somente aos domingos, às 19h, no Teatro União Cultural - R. Mário Amaral, 209 – Paraíso. Tel.: 2148-2904. Os ingressos são vendidos somente na bilheteria, custam R$ 50, mas clientes da Porto Seguro têm 60% de desconto. Aceita os cartões Visa e MasterCard. Estacionamento a R$ 20, na R. Teixeira da Silva, 540. Até 29/3.

Ficha técnica parcial

Elenco:
Eduardo Martini (Dona Campainha, a matriarca)
Hugo Picchi (Malva Rosa, a filha que mora com a velha)
Alessandro Ramos (Magnólia, a filha preferida ausente há anos)
Ailton Guedes (Margarida, a filha esotérica)
Will Anderson (Madressilva, a filha gordinha)
Blota Filho (Dona Clematite, a vilã amiga das moças)
Nicolas Manfredini
Julio Castro
Samuel de Assis

Direção: Eduardo Martini

Texto: Regiana Antonini

Nenhum comentário:

Postar um comentário