domingo, 28 de junho de 2015

Um 'cadinho' de Gonçalves para você!

A cada visita que faço a Gonçalves-MG, descubro uma novidade. Para quem não conhece, Gonçalves é um tiquinho de cidade encravada na Serra da Mantiqueira, assim que a gente atravessa a fronteira entre São Paulo e Minas. Apaixonei-me por ela anos atrás, logo que a visitei pela primeira vez, e felizmente tenho tido a oportunidade de revisitá-la muitas vezes. Mas o melhor é que a cada visita faço novos amigos e encontro uma surpresa mais agradável que a outra!

Cinquenta tons de verde! - Foto: Simone Catto

As belas e onipresentes araucárias, típicas da paisagem da região - Foto: Simone Catto

Uma de minhas últimas experiências na cidade foi com a trilha da Pedra Chanfrada, uma formação rochosa de quase 100 metros de altura e uma altitude de 1.650 metros no bairro da Terra Fria, a cerca de 10 km do centro. O caminho que leva até o topo é estreitinho, porém apresenta pouca dificuldade. Levamos apenas 45 minutos para subir, mas, quando faltavam só uns 20 metros para atingirmos o pico, baixou uma neblina tão densa, de repente, que não conseguimos enxergar um palmo adiante de nossos narizes. Apreciar a vista lá do alto, nem pensar! Moral da história: preciso voltar! (rs)

A Pedra Chanfrada e seu inconfundível "topetinho" de árvores - Foto: Simone Catto

Alerta aos desavisados! - Foto: Simone Catto

A trilha, bem no comecinho - Foto: Simone Catto

Ao descermos, fomos avisando o pessoal que subia sobre a impossibilidade de se enxergar o que quer que fosse lá de cima. Como a maioria das pessoas estava subindo apenas para apreciar a vista, elas acabaram desistindo e voltando junto com a gente, o que rendeu altos papos (rs). Havia pessoas de São Paulo, do litoral, de outras cidades do interior de Minas... foi uma ótima troca de experiências!

Uma dica: se você for à Pedra Chanfrada, aproveite para almoçar no restaurante Ao Pé da Pedra, que fica bem ao lado e serve uma comida mineira das melhores: farta, deliciosa e com ótimo custo! 

Dá para sentir a atmosfera mágica do lugar! - Foto: Simone Catto

Essa casa de pau a pique no bairro dos Venâncios é das mais antigas de Gonçalves, dizem que tem 150 anos.
Foto: Simone Catto

Aqui os espíritos da natureza se manifestaram... para meu deleite! - Foto: Simone Catto

Depois de um dia todo caminhando e explorando a deslumbrante paisagem "mantiqueirense", nada como uma caipirinha para relaxar! E à noite lá fomos nós ao bar Janelas com Tramela. Sim, Gonçalves é pequenina, porém tem uns bares bem simpáticos! O Janelas está instalado numa casa em estilo caipira e é extremamente agradável. Possui um terraço externo, para quando o frio não está judiando muito, e um salão interno, mais quentinho apesar dos amplos janelões. O ambiente com bastante madeira ajuda a criar um clima de aconchego, sensação reforçada pelo atendimento atencioso e extremamente gentil da equipe.

A fachada do bar já é convidativa! - Foto: Divulgação

O salão interno - à direita, onde está a cortina vermelha, é um palquinho para shows - Foto: Divulgação

E para melhorar ainda mais o astral, naquela noite uma excelente dupla de voz e violão nos premiou com um repertório de primeiríssima, com blues e MPB de excelente qualidade: Ariella e João. Ela tem uma voz bonita e poderosa e ele a acompanhou lindamente.

Dá para ver a dupla Ariella e João, apesar da péssima qualidade da foto! (rs) - Foto: Simone Catto

Assisti ao show degustando minha tradicional caipirinha de limão e, para acompanhar, pedimos uma porção de mandioca com carne seca e queijo derretido. Deliciosa e generosíssima, ficou na memória! Vale acrescentar que o couvert artístico custou apenas R$ 10,00 e os preços do bar são muito justos. 

A caipirinha foi preparada exatamente do jeito que pedi: com limão, açúcar e pouca cachaça. Estava perfeita!
Foto: Simone Catto

O escondidinho de mandioca com carne seca e queijo derretido: delicioso petisco que vale por uma refeição!
Foto: Simone Catto

Teve gente que preferiu uma cerveja artesanal: esta é brasileira, feita de trigo e leva
guaraná natural na receita - Foto: Simone Catto

Se você for a Gonçalves, não deixe de conhecer o JANELAS COM TRAMELA! Fica na Rua Coronel João Vieira, 65 – Centro - Gonçalves – tel.: (35) 3654-1259 – www.janelascomtramela.com.br.

Foto: Simone Catto

Tudo bem que no blog prefiro relatar as coisas boas, mas também gosto de alertar as pessoas para aquilo que experimentei e não gostei. E em se tratando de Gonçalves, a única experiência insatisfatória que tive em minhas últimas visitas foi com relação a uma hospedagem na Pousada do Rio, que eu não conhecia. Tudo bem que o lugar é bonito e os chalés, apesar de simples, são OK, condizentes com o custo-benefício. Porém, o serviço deixa um tanto a desejar. Uma noite, por exemplo, precisamos de uma toalha extra, mas não encontramos nenhum funcionário para nos atender e a recepção simplesmente estava vazia, trancada, e não havia ninguém para atender o telefone. Algo inadmissível em qualquer estabelecimento que se proponha a receber hóspedes! E se nosso chuveiro tivesse queimado ou algo mais grave tivesse acontecido, como um mal-estar súbito, por exemplo? A quem iríamos recorrer? Em outro dia, no final da tarde, chegamos de um passeio e... vimos um funcionário saindo de nosso chalé. Detalhe: eram seis da tarde, o chalé já estava limpo há muito e não havia roupa de cama para trocar. Quando nos viu, ele afirmou ter entrado para acender as luzes, pois supostamente teria visto que estávamos chegando. Mesmo assim, estranhamos - confesso que achamos a atitude uma invasão de privacidade. Um pouco de treinamento por parte da proprietária, que sabemos chamar-se Silvana, não faria mal. Aliás, desconfio que a própria proprietária esteja precisando de um treinamento para aprimorar os serviços da pousada e corrigir detalhes que custam pouco, mas que fariam uma diferença enorme na qualidade. Um exemplo: no café da manhã era servido apenas UM tipo de queijo, em pleno Estado de Minas Gerais! E não havia NENHUM presunto ou uma única variedade de frios para contar a história. Achei mesquinho. O ponto positivo ficou por conta das porções de panquequinhas e de pães de queijo quentinhos, servidas na mesa também no café da manhã. Porém, seria preciso muito mais para garantir a satisfação de um hóspede. No cômputo geral, não pretendo me hospedar na Pousada do Rio novamente e nem recomendo a ninguém. Prefira a Pousada Bicho do Mato ou o Solar d’Araucária, que certamente você não irá se decepcionar!

Quer saber mais sobre Gonçalves? O PENEIRA CULTURAL tem vários posts sobre essa cidadezinha encantadora. Veja dicas de passeios aqui, aqui e aqui, dicas de restaurantes aqui e aqui, e de pousadas aqui. Boa viagem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário