domingo, 16 de agosto de 2015

'Single Singers Bar'. Um musical que poderia ser, mas não é.

É isso mesmo. De vez em quando, o que parece ser não é. E a gente cai numa roubada quando decide assistir a um espetáculo sem a indicação de amigos ou a leitura prévia da crítica especializada. Foi exatamente o que aconteceu comigo em relação ao musical Single Singers Bar, em cartaz no Teatro Jaraguá, localizado no hotel de mesmo nome no Centro de São Paulo. Trata-se de uma homenagem aos antigos cabarés cuja sinopse anuncia músicas de Cole Porter, Gershwin e Kurt Weill em versões de Claudio Botelho e Carlos Rennó. Os nomes me encheram os olhos e, naturalmente, os ouvidos. E lá fui eu, a desavisada.


Ironicamente, fez sentido um trecho do texto assinado no folheto do espetáculo pela diretora de produção Silmara Deon, que também faz parte do elenco, ao afirmar que "Single Singers Bar é uma peça sem pretensão nenhuma". É o que parece, mesmo. Para começar, a produção é pobre. Sim, porque economia de materiais e/ou baixo orçamento não significam economia de criatividade. Além do mais, vamos combinar: cenários minimalistas pedem elencos superlativos. E, definitivamente, isso não acontece. Muito pelo contrário. A maioria dos cantores é desafinada, não tem voz nem fôlego e tampouco o physique du rôle para interpretar canções do calibre proposto pelo espetáculo. Além de talento e preparo, faltou direção. O fato é que o amadorismo, tanto do elenco quanto da produção, foi realmente constrangedor - senti-me como se estivesse em uma peça montada por colegiais e que nem de longe justificava os R$ 50,00 que paguei pelo ingresso. Tudo bem que não sou nenhuma expert em teatro ou musicais, mas já ouvi, estudei e vi o suficiente para expressar minha opinião sem culpa ou constrangimento. Além do mais, assisti à peça acompanhada de pessoas leigas, porém dotadas de senso estético e bom gosto musical, e a opinião delas não diferiu da minha. Uma pena, porque, nas mãos certas, o tema renderia um belíssimo espetáculo.

Ficha técnica parcial

Direção Geral: Dagoberto Feliz
Produção Executiva: William Gutierre
Direção de Produção: Silmara Deon
Cenário: Flavio Tolezani
Elenco: Lilian Blanc, Silmara Deon, Luciana Carnieli, Katia Naiane, Cacau Merz, Fernando Nitsch, Daniel Morozetti, Helder Mariani, Demian Pinto e Bruno Guida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário