sábado, 22 de agosto de 2015

'Uma Nova Amiga', de François Ozon: ambiguidade sexual "dá nó" no espectador.

Qual seria sua reação se soubesse que o marido de sua melhor amiga gosta de se vestir de mulher, mas não é gay? É exatamente isso o que acontece com Claire, jovem protagonista do filme Uma nova Amiga, de François Ozon. Claire acaba de perder sua melhor amiga - a amiga de infância Laura - para uma doença e, no enterro, promete cuidar de seu bebê recém-nascido e dar apoio ao viúvo, David. Um dia, preocupada com este, encontra a porta de sua casa aberta e flagra o viúvo embalando a filha recém-nascida vestido de mulher dos pés à cabeça. David usa um vestido da falecida esposa, uma peruca loira, sapatos de salto e está sentado calmamente dando mamadeira à criança.

As amigas Claire (Anaïs Demoustier) e Laura (Isild Le Besco), a falecida, nos tempos de colégio.

Esse choque, e o que acontece a partir daí, tece o fio do enredo desse filme bem construído e provocativo. Claire é casada com Gilles, um publicitário bom moço e bonitão, mas começa a sentir-se cada vez mais perturbada e fascinada com a ambiguidade sexual de David – um homem que, embora aprecie vestir-se como mulher e adote o codinome de 'Virginia', não é homossexual e sente-se atraído por mulheres. A trama tem, indiscutivelmente, um "quê" de Almodóvar ao retratar as idiossincrasias de uma sexualidade que não se deixa categorizar em uma classificação fácil. Afinal, Claire sente-se atraída por David ou por sua representação feminina? Se Claire não tivesse visto David vestido de mulher, essa atração teria acontecido?

Claire e Gilles (Raphaël Personnaz), o marido fofo.

David (Romain Duris) travestido como 'Virginia', ao lado de uma Claire já acostumada com a ideia.

David e Claire: ambiguidade pura!

O filme provoca por nos apresentar uma situação que foge ao convencional em termos de relações humanas e sexuais, mas, neste quesito, sabemos que existe de tudo por aí – e, convenhamos, desde que ninguém não saia prejudicado, casa um usa sua sexualidade do jeito que lhe aprouver. O que importa é que, com toda a sua estranheza, o filme é bom, gera reflexão e vale a pena assistir!

Em São Paulo, Uma nova amiga está atualmente em cartaz apenas no Reserva Cultural. Não perca!

Ficha técnica parcial:

Direção: François Ozon
Elenco: Romain Duris (David/Virginia), Anaïs Demoustier (Claire), Raphaël Personnaz

(Gilles), Isild Le Besco (Laura), Aurore Clément (Liz, mãe de Laura)

Nenhum comentário:

Postar um comentário