sexta-feira, 9 de outubro de 2015

Andanças em Campos do Jordão: a paz e a alegria das pequenas coisas.

Quem me conhece um pouco sabe que fujo de lugares lotados como o capeta foge da cruz. É por isso que raramente tiro férias ou viajo na alta temporada. E é por essa razão, também, que só visito cidades como Campos do Jordão fora dos feriados. Ocorre que, mesmo vazia, Campos raramente está deserta. Sempre há um ou outro casal apaixonado, grupos de amigos ou pessoas que estejam participando de algum evento na região. Nessas horas, a cidade fica uma delícia. Dá para explorá-la com calma, caminhar, apreciar a paisagem nas montanhas ou simplesmente tomar um café tranquilamente no centro de Capivari, sem o risco de não encontrar mesa disponível.

Percorrer as estradas da Mantiqueira já é motivo de felicidade! - Foto: Simone Catto

Foto: Simone Catto

Fora da temporada, o centro de Campos do Jordão é frequentado por gente mais cool e interessante. 

A rua Djalma Forjaz, onde fica a Choperia Baden Baden, é uma delícia fora de temporada - Foto: Simone Catto

Amores-perfeitos também ajudam um dia a ficar perfeito! - Foto: Simone Catto

Em minha mais recente experiência em Campos do Jordão, passei dias tranquilos e felizes, daqueles em que a gente aquieta a mente e o pensamento voa, nos ajudando a refletir sobre o que desejamos e esperamos da vida.

A onipresente Pedra do Baú, que encerra os tesouros de Deus e faz muito bem à alma! - Foto: Simone Catto

E a tarde cai na Av. Macedo Soares, Centro de Capivari - Foto: Simone Catto

O famoso Boulevard Génève, uma minigaleria de lojas a céu aberto
que é um dos ícones de Campos do Jordão e está completando 30 anos.
Foto: Simone Catto

Aproveitei para fazer alguns passeios e conhecer locais onde nunca havia estado. Comecei pela singela Gruta dos Crioulos, um ponto de referência geográfico conhecido por seu folclore e pelo formato curioso da enorme pedra que forma a gruta encravada na montanha. Dizem que ela foi assim batizada por ter abrigado escravos fugidos das senzalas na época do Brasil Colônia. No entanto, devo dizer que achei o local um tanto abandonado. Em frente à escada que sobe para a gruta, do outro lado da rua, havia uma pequena cabana de madeira, uma lanchonete de estrada, que estava fechada. Achei uma pena, pois um ponto para tomarmos água ou café cairia muito bem por ali. A menos, é claro que o lugar só abra na alta temporada - o que também seria uma pena.

A Gruta dos Crioulos - dentro da gaiola, à direita, há uma imagem de Nossa Senhora Aparecida - Foto: Simone Catto.

Detalhe da imagem de Nossa Senhora - pelo menos a santa estava
bem cuidada! - Foto: Simone Catto

Um dia eu quis conhecer o Pico Itapeva, a 2.030 m de altitude. O lugar é bonito e um lago nos saúda na chegada, mas, como o dia estava frio e chuvoso, não havia mais ninguém por ali.

O Lago Itapeva e, adiante, as antenas de transmissão: cenário deserto num dia frio! - Foto: Simone Catto

Embora esteja oficialmente localizado no município de Pindamonhangaba, o pico tem, como único acesso, uma estrada asfaltada que sai de Campos do Jordão. Devido à topografia da região, ele abriga, ainda, antenas retransmissoras de UHF e VHF, além de um laboratório de pesquisas de raios cósmicos montado pela FAB – Força Aérea Brasileira. Soube que, há pouco mais de um ano, havia cerca de 140 barracas de ambulantes no local. Porém, como a área é de preservação ambiental, uma ação da prefeitura de Pindamonhangaba desalojou os ambulantes e desmontou as barracas.

Dizem que, lá de cima, a vista do Vale do Paraíba é esplêndida e que dá para avistarmos 15 cidades. No entanto, o dia extremamente nublado não nos deixou enxergar nada além de nuvens, nuvens e mais nuvens. A vista vai ficar para a próxima!

Essa foi a única vista disponível naquele dia de céu carregado... um emaranhado de nuvens!! - Foto: Simone Catto

E por falar em vistas deslumbrantes, ao visitar o magnífico Parque Amantikir, tive o prazer de cruzar com o ponto culminante ferroviário do Brasil, o Alto do Lajeado, que tem 1.743 metros de altura. Atualmente, a estrada de ferro é apenas utilizada para passeios turísticos de trem até Santo Antônio do Pinhal. Fiz esse passeio há alguns anos e achei realmente uma delícia, é como uma viagem no tempo! Porém, é preciso comprar o bilhete com antecedência para conseguir lugar.

Vista do Alto do Lajeado, ponto culminante ferroviário do Brasil - Foto: Simone Catto

Várias vezes, depois de minhas "pernadas" lá em Campos, parei para tomar café ou comer um doce na Myriam Doceria, à Av. Macedo Soares, no Capivari. Tudo lá é delicioso e fresquinho e as atendentes são gentis, de modo que essas pausas foram altamente reconfortantes naquelas tardes frias.

A Myriam Doceria tem mesinhas na área externa, onde acho mais agradável - Foto: Simone Catto

O café com conhaque aqueceu corpo e alma! Nham... - Foto: Simone Catto

Esse delicioso mil-folhas não era meu, mas adivinhe se experimentei? (rs) Estava ótimo! - Foto: Simone Catto

O espaço interno da Myriam Doceria - Foto: Simone Catto

Se você for a Campos do Jordão e tiver a oportunidade de visitar algum desses lugares, vale a pena! Dê uma passadinha na Gruta dos Crioulos e escolha um dia ensolarado para admirar o Vale do Paraíba do alto do Pico Itapeva – é de graça! Depois, não deixe de tomar um espresso e experimentar um dos deliciosos doces da Myriam Doceria. Você vai ver como prazeres aparentemente simples podem produzir momentos de felicidade que ficam eternizados por toda a vida!



Nenhum comentário:

Postar um comentário