sábado, 21 de novembro de 2015

Éclair-Moi Paris. Arte e sabor com um doce sotaque francês.

Na semana passada fui com uma amiga ao vernissage da exposição 'Das Viagens', de duas artistas francesas contemporâneas, Nathalie Leverger e Nadine Vergues. A mostra acontece na Éclair-Moi Paris, uma loja de doces especializada em éclairs, uma delícia da pâtisserie francesa que pode ser definida como uma versão mais leve e sofisticada de nossa bomba de chocolate, porém confeccionada com sabores diversificados.

O salão da Éclair-Moi Paris no dia do vernissage - Foto: Simone Catto

A vitrine é para lá de tentadora! - Foto: Simone Catto

Como o espaço da loja não é muito amplo, havia poucas obras expostas, mas achei a proposta interessante e de muito bom gosto. Nadine expôs esculturas alusivas a pássaros brasileiros, criadas com diferentes materiais, inclusive o feltro, que me lembraram um pouco a arte tribal africana. Segundo o site da galerista Juliana Yuri Matuoka, curadora da mostra, a artista aquece o feltro com ferro de solda e, quando ele está amolecido, esculpe a superfície. A galerista nos explicou que as esculturas poderiam ser tocadas e inclusive nos estimulou a sentir sua textura.

Uma dos "pássaros" de Nadine Vergues - Foto: Simone Catto

As pinturas de Nathalie têm um traço extremamente delicado e sutis gradações de cores. Algumas remetem a paisagens marítimas, com barcos à vela e pores-do-sol, o que provavelmente se explique pela paixão da artista pelo mar. Sabemos que Nathalie passou a infância em um barco, num ancoradouro, e que seus pais sempre foram grandes amantes das viagens. Essas pinturas marítimas apresentam grande lirismo e beleza em seu equilíbrio e, ao olharmos para elas, nosso olhar se perde no horizonte e nossa imaginação também é convidada a viajar.

Paisagem de Nathalie Leverger que remete ao mar - Foto: Simone Catto

Outra paisagem marítima de Nathalie Leverger - Foto: Simone Catto

Obra de Nathalie Leverger - Foto: Simone Catto

Enquanto conhecíamos o trabalho das artistas e saboreávamos nossos aperol spritz no coquetel, descobrimos que a casa também tem um cardápio com refeições. Como nem eu nem minha amiga havíamos jantado, resolvemos comer alguma coisa e pedimos quiches de champignons com salada verde. O prato estava leve e saboroso, ideal para aquela noite amena.

Nossa quiche de champignons com salada estava ótima! (R$ 26) - Obs.: o drink aperol spritz também consta do cardápio
da casa (R$ 25) - Foto: Simone Catto

No coquetel também foram servidos "mini éclairs", isto é, versões reduzidas do doce, o que foi ótimo para que pudéssemos experimentar sabores diferentes. Produzidos de forma artesanal e sem conservantes, os éclairs têm massa levíssima e realmente dão água na boca. Achei o recheio do Orange Mécanique ("Laranja Mecânica") mais saboroso que o de Champagne, mas acabei levando para viagem um éclair de Cassis e outro de Choco Whisky. Aliás, vale ressaltar que a casa utiliza apenas chocolate belga em suas receitas. Adorei minhas escolhas!

Uma de minhas felizes escolhas... ChocoWhisky! (R 16,50) - Foto: Simone Catto

Mais algumas delícias da vitrine. O éclair vermelho, à direita, é sabor... Aperol Spritz! Não experimentei ainda, mas
pretendo matar minha curiosidade em breve - Foto: Simone Catto

Minha amiga experimentou um mini éclair de Pistache e gostou. Naturalmente não consegui experimentar todos, senão sairia dali rolando!! (rs) - Foto: Simone Catto

Se você puder, experimente um dos éclairs da casa acompanhado de um café e confira as obras de Nadine e Nathalie. Mas corra, porque elas ficarão expostas somente até amanhã, 22/11!

A ÉCLAIR-MOI PARIS fica à rua Escobar Ortiz, 668 – Vila Nova Conceição. Tel.: (11) 2639-5899 - www.eclairmoi.com. Abre de segunda-feira a sábado das 8h às 22h e aos domingos, das 10h às 19h. 

Para saber mais sobre o trabalho das artistas, acesse www.eyesgaleriadearte.com.

Nenhum comentário:

Postar um comentário