domingo, 1 de novembro de 2015

'Homem Irracional', de Woody Allen: moralidade questionada com ironia e humor negro.

Vira e mexe algum crítico fala mal de Woody Allen. Dizem que ele já não é mais o mesmo, que seus filmes já foram melhores etc. etc. O fato, porém, é que mesmo o menor filme de Woody Allen consegue ser bom e, não raro, infinitamente melhor do que a maioria dos filmes que estão em cartaz no circuitão comercial. 'Homem Irracional', por exemplo, é um filme que considerei bom. Aquilo que alguns denominam como "clichês" de Woody Allen eu chamaria de “estilo”.

O protagonista é um típico personagem dos filmes do diretor: Abe Lucas, um professor de filosofia bonitão em crise existencial que chega para lecionar na universidade onde estuda a jovem Jill, interpretada por Emma Thompson - a atriz parece ser a nova musa de Woody Allen, tendo trabalhado também em 'Magia ao Luar', produção de 2014. 

A chegada do professor foi precedida de uma série de boatos na universidade sobre sua pretensa inteligência e genialidade, mas ele não parece se importar muito com isso: tem andado deprimido e não encontra muito sentido para sua vida. Aos poucos Abe torna-se amigo de Jill, que fica fascinada com sua inteligência e carisma. Também pudera: o homem é um admirador dos autores russos, conhece toda a obra de Dostoiévski, já fez de tudo nessa vida e ainda contribuiu com causas nobres - teria trabalhado na reconstrução de Nova Orleans após a passagem do furacão Katrina e ainda atuado como voluntário no Oriente Médio. Como se não bastasse, ele foi traído pela esposa com o melhor amigo e ainda teria perdido outro amigo com a explosão de uma mina no Oriente Médio, o que supostamente teria despertado os instintos de "proteção" da jovem.

Abe Lucas (Joaquin Phoenix) e Jill (Emma Stone): a aluna fica cada vez mais encantada com o carisma do professor.

Embora Jill esteja noiva de outro estudante, Roy, sente-se cada vez mais atraída pelo professor, que a princípio a considera apenas uma amiga e não quer saber de caso com a aluna. Abe Lucas afoga as mágoas no álcool e sente-se bloqueado sexualmente, apesar dos avanços insistentes de Rita, a fogosa professora de química casada que o quer a qualquer custo.

A professora de química, Rita (Parker Posey), não deixa o homem em paz...

Entre uma citação e outra de grandes filósofos, Abe tenta encontrar um sentido para sua vida, até que vai parar, com Jill, em um daqueles restaurantes americanos com jeito de lanchonete e, sem querer, ouve a conversa da mesa de trás. Nela está uma mulher que se queixa, aos amigos, que perderá a guarda dos filhos para o ex-marido ausente e inescrupuloso porque ele é amigo do juiz responsável pelo caso, um tipo corrupto. Abe Lucas tem então um estalo: resolve ajudar aquela mulher matando o juiz. Segundo sua lógica, o mundo se tornaria um lugar melhor sem ele e matar o juiz corrupto passa, então, a se tornar o novo objetivo que tanto procurava para recobrar o sentido da vida. O professor lança-se à caça de seu alvo sem que Jill a princípio desconfie e vai às últimas consequências para tentar se safar ao ser descoberto.

Onde tudo começa: o casal ouve a conversa da mesa de trás e Abe toma a decisão de matar o juiz.

Abe começa a rastrear todos os passos de seu alvo.
  
Gostei muito do filme. 'Homem Irracional' tem um humor negro elegante valorizado por diálogos irônicos e inteligentes, bem ao estilo de Woody Allen, e suscita algumas reflexões sobre o que é realmente moral e imoral nessa vida. Se você ainda não assistiu, vale a pena!

Ficha técnica parcial

Direção: Woody Allen

Elenco: Joaquin Phoenix (Abe Lucas), Emma Stone (Jill), Jamie Blackley (Roy, noivo de Jill), Parker Posey (Rita), Tom Kemp (juiz Spangler).

Nenhum comentário:

Postar um comentário