quinta-feira, 3 de março de 2016

Diversidade e sabor no centrinho de Monte Verde.

No mês passado postei, aqui no blog, algumas matérias com informações e fotos de trilhas e do delicioso restaurante Paulo das Trutas, que fica um pouco fora do centro do bucólico distrito de Monte Verde, no sul de Minas Gerais.

Agora é a vez de mostrar algumas atrações que ficam na via principal do lugarejo, que não poderia ter outro nome, senão... Avenida Monte Verde! (rs). Essa avenida cruza o distrito de cima a baixo e, tanto nela quanto no entorno, estão vários restaurantes, bares com mesas ao ar livre, lojas de modas e de artesanato e empórios cheios de delícias mineiras.

A turística Av. Monte Verde, principal do lugar - Foto: Simone Catto

Localizada a 170 km de São Paulo, Monte Verde está na Serra da Mantiqueira, em altitudes que variam de 1.500 a 1.600 metros. O nome do distrito é a tradução do sobrenome de Ernesto e Verner Grinberg, pai e filho que vieram da Letônia na década de 40 e se instalaram no local, sendo seguidos por outros europeus, como alemães, austríacos e húngaros. Não é à toa que esses imigrantes tenham se adaptado tão bem ao lugar, que possui um clima frio e seco típico de montanha e uma linda paisagem de eucaliptos e araucárias que abriga graciosos bichinhos, como esquilos, beija-flores e outras espécies.

Típicas da região, as araucárias estão por toda parte - Foto: Simone Catto

Os eucaliptos proporcionam uma sombra gostosa na estrada!
Estes aqui estão no caminho da Fazenda Radical, para o pessoal
que gosta de aventura - Foto: Simone Catto

No inverno, a temperatura local pode cair para -14ºC, mas no verão pode passar os 28ºC, que foi exatamente o que aconteceu quando lá estive em minha viagem mais recente, no Carnaval, quando os termômetros chegaram a marcar 30ºC. A imagem abaixo não me deixa mentir! À noite, em compensação, a temperatura despencava uns quinze graus, um salto térmico um tanto "bipolar", por assim dizer!

Sim, fez 30ºC em Monte Verde! - Foto: Simone Catto

Os imigrantes europeus felizmente deixaram sua marca na culinária local, que mescla a tradicional cozinha mineira com deliciosas fondues e pratos típicos da comida alemã. Naturalmente, eu quis experimentar de tudo um pouco. Um dia almocei no Wurst Express Fast Food, um restaurante e bar para ligeiras refeições alemãs. A casa é tocada por uma senhora que, se não nasceu na Alemanha, no mínimo tem origem germânica.

Foto: Simone Catto

O restaurante está em uma galeria com agradáveis mesas no terraço, de onde podemos observar o movimento da rua.

Foto: Simone Catto

Pedi um prato que leva mini salsichas, batatas rösti, pão e chucrute acompanhados de mostarda clara e escura. A única coisa que não comi foi o bacon que veio com as batatas, porque nunca fui afeita a comidas gordurosas. Mas isso é apenas uma questão de gosto pessoal, pois as salsichas estavam saborosas e achei o prato ótimo.

O meu prato: mini salsichas, batatas rösti, pão e chucrute com mostardas. Fast food, porém de qualidade!
Foto: Simone Catto

O outro pedido da mesa foi a salsicha de vitela com chucrute e spaetzle, uma massa alemã que lembra o nhoque. Experimentei um pouco e achei bem levinho. Para beber, fomos de suco de caixinha e refrigerante. O custo por pessoa, já incluída a taxa de serviço, saiu por menos de quarenta reais. 

O outro prato também fez bonito: salsicha de vitela, chucrute e spaetzle - Foto: Simone Catto

Em outra ocasião, numa tarde que fazia um sol "de rachar coco", nos sentamos em uma mesa externa da simpática Confraria Paulistânia, especializada em cervejas importadas e artesanais. Paulistânia, aliás, é o nome da cerveja mais comum por ali, produzida desde 2009 na cidade de Cândido Mota, em São Paulo.

Nesse dia fazia um calor de rachar! - Foto: Simone Catto

O hit do bar é a premiada porção de Bolinhos de Truta, com oito bolinhos assados, elaborados com massa de mandioquinha, empanados em coco ralado e servidos com geleia de pimenta. Eu nunca tinha experimentado nada igual e devo dizer que essa receita deve ser resultado de alguma fórmula mágica, pois ficou realmente sensacional! Leves e crocantes ao mesmo tempo, os bolinhos desmancham na boca e são uma verdadeira iguaria. Nota mil para o inventor dessa maravilha! A única ressalva que fiz foi em relação à caipirinha, coada e feita com Velho Barreiro, uma pinga de supermercado, quando a região de Minas é tão rica em cachaças artesanais. Fiz essa observação para um dos sócios, para que a experiência do cliente seja perfeita do início ao fim, e acredito que a casa passará a adotar uma cachaça de melhor qualidade. O atendimento também foi nota dez.

Os saborosos bolinhos de truta com geleia de pimenta (R$ 27 a porção), que saboreei com caipirinha (R$ 18).
Foto: Simone Catto

Observe a crocância do bolinho... nham!! - Foto: Simone Catto

E já que falei em cachaça, se você visitar Monte Verde, não deixe de dar uma passada na Cachaçaria das Gerais. Lá você encontra uma série de cachaças artesanais e um balcão de degustação com excelente atendimento. Só não prova quem não quiser! Experimentei um licor de cachaça de amêndoas, um sabor que eu nem sabia que existia em cachaças. E gostei tanto que acabei levando uma garrafinha para casa! Recomendo a todos.

Foto: Simone Catto

A degustação de cachaças é generosamente oferecida no balcão do fundo - Foto: Simone Catto

O licor de cachaça de amêndoas é dos deuses! Não resisti.
Foto: Simone Catto

Anote os endereços, todos na avenida principal:

WURST EXPRESS FAST FOOD – Av. Monte Verde, 850 (Galeria Beija-Flor) – loja 3 - Centro - Monte Verde - MG. Tel.: (35) 3438-1223.

CONFRARIA PAULISTÂNIA – Av. Monte Verde, 858 – Centro - Monte Verde - MG. Tel.: (35) 3438-1725.

CACHAÇARIA DAS GERAIS – Av. Monte Verde – Shopping Celeiro - Centro - Monte Verde - MG. Tel.: (35) 8827-6298 / (35) 3438-1560. 

Clique aqui para conhecer uma trutaria no meio da natureza, e aqui para saber onde degustar uma deliciosa fondue e sopas quentinhas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário