domingo, 12 de novembro de 2017

Castelo Restormel, mais um motivo de orgulho para os ingleses e de inveja para nós.

Fontes: Abandoned Spaces e English Heritage | Tradução e adaptação: Simone Catto 

Se existe um povo que sabe preservar seu patrimônio histórico, são os ingleses. Apesar de a Inglaterra ser um país relativamente pequeno, é admirável a quantidade de monumentos arqueológicos e construções históricas que consegue restaurar e/ou conservar e oferecer para o deleite de quem quiser ou puder visitá-los. Quando lá estive numa viagem de estudos, tive o privilégio de visitar as ruínas romanas de Bath, o inigualável tesouro arqueológico celta de Stonehenge, as cidades medievais de Oxford e Canterbury, sem falar, naturalmente, de todo o acervo histórico e artístico de Londres. O fato é que os ingleses criaram legislações específicas com regras estritas para classificar e preservar seu inestimável patrimônio e, pelo que tudo indica, elas funcionam muito bem, obrigado. Prova disso é o castelo medieval de Restormel, o qual ainda não tive a oportunidade de visitar, mas tive o prazer de conhecer por meio do site Abandoned Spaces, que descortina maravilhas arquitetônicas abandonadas ao redor do mundo. Tudo bem que o castelo não está propriamente abandonado, pois é um sítio arqueológico muito bem cuidado pelo governo inglês e tornou-se atração turística, mas se trata de uma construção que já teve fins utilitários e, obviamente, há séculos está desabitada.

O castelo erigido no topo da colina, conforme era usual na Idade Média - Foto: Visit Cornwall

A entrada do castelo Restormel - Foto: Abandoned Spaces

Construído por volta do ano 1100, após a conquista normanda da Inglaterra, o castelo Restormel fica às margens do rio Fowey, na Cornualha, e possui um design circular perfeito. Está entre os quatro principais castelos normandos da região e apresenta a típica estrutura medieval na qual o castelo fica encimado numa colina e é circundado por uma área aberta situada no interior de uma grande muralha.

Vista aérea do castelo - Foto: English Heritage

Fundado pelo xerife da Cornualha, Baldwin Fitz Turstin, o castelo Restormel é um dos mais antigos e bem preservados do país e passou por muitas mãos. Construído no meio de um grande parque povoado por cervos, foi concebido originalmente como um alojamento de caça, mas posteriormente tornou-se também uma fortificação. O principal responsável por seu projeto arquitetônico foi o barão feudal Robert de Cardinham, que construiu a muralha fortificada em torno do castelo e o portal inteiramente de pedras. Após a família Cardinham, o proprietário do castelo até 1264 foi o genro do barão, Thomas de Tracey.

No reinado de Henrique III, o castelo caiu nas mãos de um conde chamado Simon de Montfort e, em 1270, foi ofertado ao irmão do monarca, Ricardo da Cornualha. Após a morte deste, seu filho construiu os aposentos interiores e fez do castelo sua principal sede administrativa. Em 1337, o castelo passou a pertencer ao duque da Cornualha e constituía uma das 17 propriedades do condado. Gradualmente, a construção foi se deteriorando até ser restaurada pelo Príncipe Negro, alcunha de Eduardo de Woodstock (1333-1376), filho mais velho de Eduardo III que participou da Guerra dos Cem Anos. Após a morte do príncipe, o castelo começou a se deteriorar novamente e, após várias restaurações, até hoje pertence ao ducado da Cornualha.

O interior do castelo - Foto: Abandoned Spaces

Detalhe da entrada, vista do interior do castelo - Foto: Abandoned Spaces

Atualmente, o castelo Restormel é classificado como uma construção grau II*, isto é, uma construção de interesse especial que merece todos os esforços para preservá-la (veja nota explicativa no rodapé). Sua muralha tem 38 metros de comprimento e é cercada por um fosso de 15 metros. A construção inclui uma capela situada numa torre quadrada erigida no século XIII, utilizada como depósito de armas durante a Guerra Civil Inglesa.

Foto: Visit Cornwall

Na década de 1980, o castelo foi também listado como um Scheduled Monument, nomenclatura criada pelos britânicos para designar os monumentos arqueológicos que precisam ser preservados para as futuras gerações. A construção é hoje mantida pela English Heritage, organização pública que gere a National Heritage Collection e inclui mais de 400 edifícios, monumentos e locais históricos da Inglaterra.

Foto: Abandoned Spaces

O fato é que o castelo Restormel oferece uma vista fantástica sobre seu entorno e fica repleto de flores e plantas o ano todo. Além disso, vários eventos são realizados no local, revivendo a história e atraindo turistas que querem apreciar suas ruínas milenares ou fazer um piquenique. Aliás, devo confessar que morro de inveja dos países onde seus habitantes podem fazer piqueniques em paz!

Nota - Veja a classificação especial que a Inglaterra e o País de Gales criaram para suas construções históricas:
-Grau I: construções de interesse excepcional;
-Grau II*: construções particularmente importantes, de interesse mais do que especial;
-Grau II: construções de interesse especial, garantindo todos os esforços para preservá-las. É nesta categoria que o castelo Restormel se enquadra.

É raro os brasileiros se interessarem em visitar a região da Cornualha, mas, para quem tiver desejo ou possibilidade para tanto, segue o endereço do CASTELO RESTORMEL: Nr Restormel Road, Lostwithiel, Cornwall, PL22 0EE. Abre de abril a outubro, em horários a ser divulgados, e a tarifa é de £4,30. Se você for, me convida para um piquenique! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário