domingo, 5 de novembro de 2017

Restaurante Pasta Nostra, um italiano sempre disponível.

Sempre que eu passava pela esquina da Rua Áurea com a Rua Joaquim Távora, na Vila Mariana, notava aquele restaurante italiano de aspecto simpático, com grandes paredes envidraçadas e instalado num sobrado antigo, típico do bairro. Num domingo, resolvi almoçar por lá. Trata-se do Pasta Nostra, local despretensioso que atende um público formado por famílias, casais e grupos de amigos que devem morar na região. É ideal para os almoços tardios do fim de semana, pois, ao contrário de tantas outras casas, o restaurante nunca fecha entre o almoço e o jantar.

A fachada do restaurante é convidativa - Foto: ChefsBlog

Os ambientes da frente são bem iluminados e arejados, principalmente o pequeno espaço que tem uma parede envidraçada. Um outro ponto positivo é que o restaurante não é ruidoso e dá para todo mundo conversar sem precisar se "esgoelar", como diria minha mãe (rs).

O espaço com parede envidraçada, ao fundo, é o mais agradável de todos - Foto: Simone Catto

Os ambientes da frente são claros e arejados - Foto: Simone Catto

De cara, o pedido da mesa foi um vinho branco, pois o dia estava quente e ensolarado. No calor da conversa acabei não anotando o nome do vinho, que me perdoe o leitor, mas era um branco frutado que combinou bem com o prato que escolhi. O cardápio oferece uma grande variedade de massas e também carnes e peixes, mas, como na ocasião havia um festival de risotos, resolvi experimentar. Pedi um risoto de camarões e frutos do mar, porém, ao degustar o risoto de queijo Brie e peras, confesso que me arrependi de não ter feito essa opção, porque achei-a bem mais saborosa.

Risoto de camarão e frutos do mar - Foto: Simone Catto

O risoto de queijo Brie e pera estava tentador! - Foto: Simone Catto

O outro pedido da mesa foi o filetto de pesce al sicilicano, um filé de peixe grelhado ao molho de vinho branco, alcaparras e uva Itália que vem acompanhado de arroz com passas. Esse eu não experimentei, mas os comentários de quem comeu foram para lá de satisfatórios.

O filetto de pesce al siciliano estava com uma cara ótima! - Foto: Simone Catto

A sobremesa, compartilhada, constava no cardápio como "Semi Freddo al Frutti Rossi e Secca" (sic). Como tenho boas noções da língua italiana, a primeira coisa que me saltou aos olhos foram os erros de grafia: o correto seria "Semifreddo ai Frutti Rossi e Secchi". A casa deveria tomar cuidado com seu cardápio, até porque se posiciona como "restaurante italiano" e esse tipo de erro denota falta de cuidado com os detalhes, além de depor contra sua autenticidade. Sem falar, naturalmente, que a Vila Mariana está repleta de descendentes de italianos, como eu, e deslizes desse tipo não pegam bem. Voltando à sobremesa... o "semifreddo" consistia num sorvete (segundo o cardápio, italiano) com calda de frutas vermelhas e farofa de frutas secas. Estava OK como sorvete, mas... não era um semifreddo. Na realidade, o semifreddo italiano possui massa mais dura, consistente. Dá até para cortar com faca. Em vez de denominar a sobremesa como semifreddo, portanto, seria mais adequado chamá-la simplesmente de "Gelato ai Frutti Rossi e Secchi". Ecco.

O "semifreddo" que não era "semifreddo" nem "semi freddo": era "gelato" - Foto: Simone Catto

Finalizamos a refeição com um café expresso e, antes de sair, eu quis conhecer o salão ao lado, que já estava vazio. Nada de errado, exceto pelas indigestas pinturas na parede, paisagens venezianas de cores berrantes e gosto duvidoso que poderiam tranquilamente ser substituídas por plantas. Mas, enfim, isso é fácil de resolver.

Pinturas indigestas não combinam com o restaurante... ai, ai...   - Foto: Simone Catto

Para quem quiser conferir, o PASTA NOSTRA fica na Rua Joaquim Távora, 1355 - Vila Mariana – São Paulo. Tels: (11) 5084- 0289 | (11) 2373-1910. Abre de segunda a domingo, das 11h30 às 23h. Custo médio por pessoa: R$ 100.

Nenhum comentário:

Postar um comentário